Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8306
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Adão, Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira-
dc.creatorLos Santos, Sabrina Chaves de-
dc.date.accessioned2023-05-09T13:46:12Z-
dc.date.available2023-05-09T13:46:12Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.citationLOS SANTOS, Sabrina Chaves de. As experiências do ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento, em tempos de pandemia por COVID-19: desafios e des(encontros). 88 p. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8306-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the experiences and challenges experienced by agents inserted in the Federal University of Pampa-Unipampa - Santana do Livramento campus, regarding Emergency Remote Teaching in times of the COVID 19 Pandemic. Based on the results of the research, we seek to present an overview for analysis and a reflective practice in order to identify the greatest obstacles and opportunities arising from a phenomenon presented in an abrupt and unprecedented way. For this, it was carried out through a case study, having as unit of analysis the campus of Santana do Livramento. With this descriptive and qualitative study that used semi-structured interviews, document analysis and participant observation as instruments for data collection and subsequent analysis, it was possible to identify the elements present and perceived by the agents involved in the process as well as also its effects on the return to face-to-face activities. It is noteworthy that Emergency Remote Teaching has caused considerable transformations and some exclusionary aspects have become even more visible, such as social, technological and economic inequality. However, it is concluded that no matter how great are the inequalities present in our society, remote teaching has opened precedents for new ways of learning, resignifying and discovering a world of opportunities, given the breadth and complexity that education represents. This research is linked to the Observatory of University Management for Inclusion and Social Development of Pampa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectFederal University of Pampapt_BR
dc.titleAs experiências do ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento, em tempos de pandemia por COVID-19: desafios e des(encontros)pt_BR
dc.title.alternativeThe experiences of emergency remote teaching at the Federal University of Pampa - Unipampa, Santana do Livramento campus, in times of the COVID-19 pandemic: challenges and dis(meetings)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995780364124068pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120777834924443pt_BR
dc.contributor.referee1Fleck, Carolina Freddo-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rafael Camargo-
dc.contributor.referee3Behr, Ariel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6735490077837110pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975610954564787pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631009141499655pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar as experiências e os desafios vivenciados pelos agentes inseridos na Universidade Federal do Pampa- Unipampa – campus Santana do Livramento, no que tange ao Ensino Remoto Emergencial em tempos de Pandemia da COVID-19. A partir dos resultados da pesquisa apresenta-se um panorama para análise e uma prática reflexiva com o intuito de identificar os maiores obstáculos e as oportunidades advindas de um fenômeno posto de forma abrupta e inédita. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tendo como unidade de análise o campus de Santana do Livramento. Com este estudo do tipo descritivo e de cunho qualitativo que teve o uso de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos (relatórios e gráficos) e observação participante como instrumentos de coleta de dados e sua posterior análise, foi possível identificar os elementos presentes e percebidos pelos agentes envolvidos no processo assim como também os seus efeitos no retorno as atividades presenciais. Destaca-se o fato de que o Ensino Remoto Emergencial causou consideráveis transformações e alguns aspectos excludentes se tornaram ainda mais visíveis, como a desigualdade social, tecnológica e econômica. Contudo, conclui-se que por maiores que sejam as desigualdades presentes em nossa sociedade, o ensino remoto abriu precedentes para novas formas de aprender, ressignificar e descobrir um mundo de oportunidades, diante da amplitude e complexidade que representa a educação. Esta pesquisa está vinculada ao Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SABRINA CHAVES DE LOS SANTOS - 2022.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.