Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8255
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Ismar de Oliveira Soares e a educomunicação no Brasil: uma trajetória bidirecional
Autor(es): Rodrigues, Anderson Nunes
Primeiro Orientador: Parzianello, Geder Luis
1° Membro da banca: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
2° Membro da banca: Marques, Rafael Borges
Resumo: Este artigo tem, por objetivo principal, apresentar aspectos centrais da biografia de Ismar de Oliveira Soares na sistematização da Educomunicação como campo do saber no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre a sua trajetória e da própria Educomunicação no Brasil, construíram-se as bases para este texto. Foram realizadas buscas no Google Acadêmico, no Scielo-Brasil, na Plataforma Lattes e levada em conta a troca de e-mails com o próprio professor e pesquisador que é objeto desta pesquisa. A investigação levou em conta a sua trajetória e o decurso da consolidação do conceito denominado Educomunicação em nosso país. Seus escritos autorais e entrevistas concedidas para sites disponíveis na internet foram também fontes de consulta. A partir de experiências específicas de inserção das mídias na América Latina e dos diferentes segmentos sociais de intervenção na realidade tem-se um panorama na construção de um conceito genuinamente próprio da relação entre comunicação e educação. Como resultado, está expresso que tanto a Educomunicação como a trajetória do professor e pesquisador Ismar de Oliveira Soares estão na interface de sua relação com a criação do curso de Licenciatura em Educomunicação na Universidade de São Paulo (USP) e na construção de um novo campo do saber.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo central presentar aspectos de la biografía de Ismar de Oliveira Soares en la sistematización de la Educomunicación como campo de conocimiento en Brasil. A través de una investigación bibliográfica inicial sobre su trayectoria y la de la Educomunicación en Brasil, se construyeron las bases para este texto. Se realizaron búsquedas en Google Scholar, Scielo-Brasil, en la Plataforma Lattes y se tuvo en cuenta el intercambio de correos electrónicos con el docente e investigador objeto de este trabajo. La investigación tuvo en cuenta su trayectoria y el curso de consolidación del concepto denominado Educomunicación. Sus escritos autorales y entrevistas concedidas a sitios disponibles en internet también fueron fuentes de consulta. A partir de experiencias concretas de inserción de los medios en América Latina y de los distintos segmentos sociales de intervención en la realidad, se hace un recorrido por la construcción de una concepción genuinamente propia de la relación entre comunicación y educación. Como resultado, se expresa que tanto Educomunicación como el investigador Ismar de Oliveira Soares están en la interfaz de su relación con la creación de la Licenciatura en Educomunicación de la Universidad de São Paulo (USP) y el nuevo campo de saber que se presenta.
Palavras-chave: Comunicação – Brasil
Comunicação - Estudo e ensino
Soares, Ismar de Oliveira,1943-
Biografia
Comunicación – Brasil
Comunicación - Estudio y enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citação: RODRIGUES, Anderson Nunes. Ismar de Oliveira Soares e a educomunicação no Brasil: uma trajetória bidirecional. 2023. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8255
Data do documento: 15-Abr-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Mídia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Nunes Rodrigues 2023.pdf685.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.