???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8255
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Parzianello, Geder Luis-
dc.creatorRodrigues, Anderson Nunes-
dc.date.accessioned2023-05-02T17:13:01Z-
dc.date.available2023-04-27-
dc.date.available2023-05-02T17:13:01Z-
dc.date.issued2023-04-15-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Anderson Nunes. Ismar de Oliveira Soares e a educomunicação no Brasil: uma trajetória bidirecional. 2023. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8255-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação – Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSoares, Ismar de Oliveira,1943-pt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectComunicación – Brasilpt_BR
dc.subjectComunicación - Estudio y enseñanzapt_BR
dc.titleIsmar de Oliveira Soares e a educomunicação no Brasil: uma trajetória bidirecionalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4209608708608039pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060737617482357pt_BR
dc.contributor.referee1Parzianello, Sandra Regina Barbosa-
dc.contributor.referee2Marques, Rafael Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5230663555512486pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4976097506780798pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem, por objetivo principal, apresentar aspectos centrais da biografia de Ismar de Oliveira Soares na sistematização da Educomunicação como campo do saber no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre a sua trajetória e da própria Educomunicação no Brasil, construíram-se as bases para este texto. Foram realizadas buscas no Google Acadêmico, no Scielo-Brasil, na Plataforma Lattes e levada em conta a troca de e-mails com o próprio professor e pesquisador que é objeto desta pesquisa. A investigação levou em conta a sua trajetória e o decurso da consolidação do conceito denominado Educomunicação em nosso país. Seus escritos autorais e entrevistas concedidas para sites disponíveis na internet foram também fontes de consulta. A partir de experiências específicas de inserção das mídias na América Latina e dos diferentes segmentos sociais de intervenção na realidade tem-se um panorama na construção de um conceito genuinamente próprio da relação entre comunicação e educação. Como resultado, está expresso que tanto a Educomunicação como a trajetória do professor e pesquisador Ismar de Oliveira Soares estão na interface de sua relação com a criação do curso de Licenciatura em Educomunicação na Universidade de São Paulo (USP) e na construção de um novo campo do saber.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEste artículo tiene como objetivo central presentar aspectos de la biografía de Ismar de Oliveira Soares en la sistematización de la Educomunicación como campo de conocimiento en Brasil. A través de una investigación bibliográfica inicial sobre su trayectoria y la de la Educomunicación en Brasil, se construyeron las bases para este texto. Se realizaron búsquedas en Google Scholar, Scielo-Brasil, en la Plataforma Lattes y se tuvo en cuenta el intercambio de correos electrónicos con el docente e investigador objeto de este trabajo. La investigación tuvo en cuenta su trayectoria y el curso de consolidación del concepto denominado Educomunicación. Sus escritos autorales y entrevistas concedidas a sitios disponibles en internet también fueron fuentes de consulta. A partir de experiencias concretas de inserción de los medios en América Latina y de los distintos segmentos sociales de intervención en la realidad, se hace un recorrido por la construcción de una concepción genuinamente propia de la relación entre comunicación y educación. Como resultado, se expresa que tanto Educomunicación como el investigador Ismar de Oliveira Soares están en la interfaz de su relación con la creación de la Licenciatura en Educomunicación de la Universidad de São Paulo (USP) y el nuevo campo de saber que se presenta.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Anderson Nunes Rodrigues 2023.pdf685.5 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???