Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8228
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gamificação, estratégias e desafios para o ensino de ciências: uma revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Gamification, strategies and challenges for science teaching: a literature review |
Autor(es): | Valença, João Antônio Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Roehrs, Rafael |
Resumo: | O interesse dos alunos do ensino médio sobre aulas lúdicas, inclusive no estágio obrigatório da graduação, se faz necessário o debate sobre a introdução de metodologias ativas, sobre os desafios e que estratégias para introduzirmos a gamificação no ensino de ciências. E assim implementarem em seus planejamentos essa metodologia de ensino de ciências, e descobrir ou construir estratégias para que isto se concretize. É necessário conceituar esta metodologia ativa de ensino gamificação, citando as diversas características e ressaltando os desafios da implementação deste método em diversas realidades. Realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em base de dados acadêmicos. Diante disso, verificou-se que há diversos fatores que dificultam a introdução da gamificação no ensino de ciências, principalmente de recursos para auxílio no processo. Há um grande interesse da comunidade acadêmica e escolar em entender mais sobre a metodologia ativa de gamificação, traçando estratégias para que o aluno desperte interesse pelo pela construção ativa do saber. O que levou à constatação de que se faz importante o uso desta metodologia para engajar o aluno ao conteúdo, necessitando ferramentas para avaliar o comportamento e o desenvolvimento do mesmo. |
Abstract: | The interest of high school students in playful classes, including in the mandatory undergraduate internship, makes it necessary to debate the introduction of active methodologies, the challenges, and what strategies to introduce gamification in science teaching. And so they implement this methodology of science teaching in their planning and discover or build strategies to make this happen. It is necessary to conceptualize this active methodology of teaching gamification, citing the different characteristics and highlighting the challenges of implementing this method in different realities. Bibliographic review research was carried out in an academic database. Therefore, it was found that there are several factors that hinder the introduction of gamification in science teaching, especially resources to aid in the process. There is great interest from the academic and school community in understanding more about the active methodology of gamification, outlining strategies for the student to arouse interest in the active construction of knowledge. Which led to the realization that the use of this methodology is important to engage the student in the content, requiring tools to evaluate the behavior and development of the same. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento cognitivo Jogos digitais Metodologias ativas Cognitive development Digital games Active methodologies Ciências da natureza Natural sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | VALENÇA, João Antônio Pinheiro. Gamificação, estratégias e desafios para o ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8228 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃO ANTÔNIO PINHEIRO VALENÇA.pdf | 317.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.