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dc.contributor.advisor1Roehrs, Rafael-
dc.creatorValença, João Antônio Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-04-24T19:58:59Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-04-24T19:58:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVALENÇA, João Antônio Pinheiro. Gamificação, estratégias e desafios para o ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8228-
dc.description.abstractThe interest of high school students in playful classes, including in the mandatory undergraduate internship, makes it necessary to debate the introduction of active methodologies, the challenges, and what strategies to introduce gamification in science teaching. And so they implement this methodology of science teaching in their planning and discover or build strategies to make this happen. It is necessary to conceptualize this active methodology of teaching gamification, citing the different characteristics and highlighting the challenges of implementing this method in different realities. Bibliographic review research was carried out in an academic database. Therefore, it was found that there are several factors that hinder the introduction of gamification in science teaching, especially resources to aid in the process. There is great interest from the academic and school community in understanding more about the active methodology of gamification, outlining strategies for the student to arouse interest in the active construction of knowledge. Which led to the realization that the use of this methodology is important to engage the student in the content, requiring tools to evaluate the behavior and development of the same.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.titleGamificação, estratégias e desafios para o ensino de ciências: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeGamification, strategies and challenges for science teaching: a literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153823646780079pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2145471376587567pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO interesse dos alunos do ensino médio sobre aulas lúdicas, inclusive no estágio obrigatório da graduação, se faz necessário o debate sobre a introdução de metodologias ativas, sobre os desafios e que estratégias para introduzirmos a gamificação no ensino de ciências. E assim implementarem em seus planejamentos essa metodologia de ensino de ciências, e descobrir ou construir estratégias para que isto se concretize. É necessário conceituar esta metodologia ativa de ensino gamificação, citando as diversas características e ressaltando os desafios da implementação deste método em diversas realidades. Realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em base de dados acadêmicos. Diante disso, verificou-se que há diversos fatores que dificultam a introdução da gamificação no ensino de ciências, principalmente de recursos para auxílio no processo. Há um grande interesse da comunidade acadêmica e escolar em entender mais sobre a metodologia ativa de gamificação, traçando estratégias para que o aluno desperte interesse pelo pela construção ativa do saber. O que levou à constatação de que se faz importante o uso desta metodologia para engajar o aluno ao conteúdo, necessitando ferramentas para avaliar o comportamento e o desenvolvimento do mesmo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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JOÃO ANTÔNIO PINHEIRO VALENÇA.pdf317.03 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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