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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio
Autor(es): Medeiros, Ana Paula Ramos
Primeiro Orientador: Córdoba, Alexander Severo
1° Membro da banca: Córdoba, Alexander Severo
2° Membro da banca: Lara, Claudia Camila
3° Membro da banca: Borges, Paulo Ricardo Silveira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a questão da variação linguística no contexto das aulas de português brasileiro (PB) por meio do pressuposto teórico da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; FARACO, 2007; 2008). A pesquisa teve como propósito incentivar os professores a refletirem sobre a trajetória do PB falado e escrito. Incialmente, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa virtual, de cunho quantitativo, sendo realizada por meio de formulário Google Forms on-line, direcionado a professores de português do ensino médio de várias regiões do estado Rio Grande do Sul. Analisou-se, então, as variedades da língua materna (convenções sociais, momento histórico, contexto ou região, etc.) presente no dia a dia professores participantes do questionário citado anteriormente. Tem-se, como um dos principais resultados que os professores estão reinventando-se a cada dia para contornar a situação que nos encontramos devido a pandemia do COVID-19 e para inserir as diversas formas de fala dos educandos em sala de aula, mostrando assim, que a língua está em constante transformação.
Resumen: El presente trabajo tuvo como objetivo verificar la cuestión de la variación lingüística en el contexto de las clases de portugués brasileño (PB) a través del enfoque teórico de la Sociolingüística Educativa (FARACO, 2008; 2007; BORTONI-RICARDO, 2004). La investigación llevó a los profesores a reflexionar sobre la trayectoria PB hablado y escrito. Inicialmente, los métodos utilizados fueron la investigación bibliográfica junto con una investigación virtual, de carácter cuantitativo y cualitativo, que se llevó a cabo a través del formulario en línea Google Forms, dirigido a los profesores de portugués de la enseñanza secundaria de varias regiones del estado de RS. Se analizaron, pues, las variedades de la lengua materna (convenciones sociales, momento histórico, contexto o región, etc.) presentes en la vida cotidiana de los profesores participantes de dicho cuestionario. Este trabajo investigativo tuvo como uno de los resultados que los profesores se reinventan cada día para trabajar y desarrollar las diversas formas de habla de los estudiantes en el aula, demostrando así que la lengua está en constante transformación.
Palavras-chave: Sociolinguística Educacional
Língua portuguesa
Ensino-aprendizagem de língua materna
Educación sociolingüística
Lengua portuguesa
Enseñanza-aprendizaje de la lengua materna
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: MEDEIROS, Ana Paula Ramos. A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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