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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio |
Autor(es): | Medeiros, Ana Paula Ramos |
Primeiro Orientador: | Córdoba, Alexander Severo |
1° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
2° Membro da banca: | Lara, Claudia Camila |
3° Membro da banca: | Borges, Paulo Ricardo Silveira |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo verificar a questão da variação linguística no contexto das aulas de português brasileiro (PB) por meio do pressuposto teórico da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; FARACO, 2007; 2008). A pesquisa teve como propósito incentivar os professores a refletirem sobre a trajetória do PB falado e escrito. Incialmente, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa virtual, de cunho quantitativo, sendo realizada por meio de formulário Google Forms on-line, direcionado a professores de português do ensino médio de várias regiões do estado Rio Grande do Sul. Analisou-se, então, as variedades da língua materna (convenções sociais, momento histórico, contexto ou região, etc.) presente no dia a dia professores participantes do questionário citado anteriormente. Tem-se, como um dos principais resultados que os professores estão reinventando-se a cada dia para contornar a situação que nos encontramos devido a pandemia do COVID-19 e para inserir as diversas formas de fala dos educandos em sala de aula, mostrando assim, que a língua está em constante transformação. |
Resumen: | El presente trabajo tuvo como objetivo verificar la cuestión de la variación lingüística en el contexto de las clases de portugués brasileño (PB) a través del enfoque teórico de la Sociolingüística Educativa (FARACO, 2008; 2007; BORTONI-RICARDO, 2004). La investigación llevó a los profesores a reflexionar sobre la trayectoria PB hablado y escrito. Inicialmente, los métodos utilizados fueron la investigación bibliográfica junto con una investigación virtual, de carácter cuantitativo y cualitativo, que se llevó a cabo a través del formulario en línea Google Forms, dirigido a los profesores de portugués de la enseñanza secundaria de varias regiones del estado de RS. Se analizaron, pues, las variedades de la lengua materna (convenciones sociales, momento histórico, contexto o región, etc.) presentes en la vida cotidiana de los profesores participantes de dicho cuestionario. Este trabajo investigativo tuvo como uno de los resultados que los profesores se reinventan cada día para trabajar y desarrollar las diversas formas de habla de los estudiantes en el aula, demostrando así que la lengua está en constante transformación. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Educacional Língua portuguesa Ensino-aprendizagem de língua materna Educación sociolingüística Lengua portuguesa Enseñanza-aprendizaje de la lengua materna |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | MEDEIROS, Ana Paula Ramos. A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA PAULA RAMOS MEDEIROS.pdf | Ana Paula Ramos Medeiros 2021 | 341.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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