???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Córdoba, Alexander Severo-
dc.creatorMedeiros, Ana Paula Ramos-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:27:40Z-
dc.date.available2023-04-24-
dc.date.available2023-04-24T17:27:40Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ana Paula Ramos. A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua maternapt_BR
dc.subjectEducación sociolingüísticapt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje de la lengua maternapt_BR
dc.titleA sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Córdoba, Alexander Severo-
dc.contributor.referee2Lara, Claudia Camila-
dc.contributor.referee3Borges, Paulo Ricardo Silveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo verificar a questão da variação linguística no contexto das aulas de português brasileiro (PB) por meio do pressuposto teórico da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; FARACO, 2007; 2008). A pesquisa teve como propósito incentivar os professores a refletirem sobre a trajetória do PB falado e escrito. Incialmente, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa virtual, de cunho quantitativo, sendo realizada por meio de formulário Google Forms on-line, direcionado a professores de português do ensino médio de várias regiões do estado Rio Grande do Sul. Analisou-se, então, as variedades da língua materna (convenções sociais, momento histórico, contexto ou região, etc.) presente no dia a dia professores participantes do questionário citado anteriormente. Tem-se, como um dos principais resultados que os professores estão reinventando-se a cada dia para contornar a situação que nos encontramos devido a pandemia do COVID-19 e para inserir as diversas formas de fala dos educandos em sala de aula, mostrando assim, que a língua está em constante transformação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo tuvo como objetivo verificar la cuestión de la variación lingüística en el contexto de las clases de portugués brasileño (PB) a través del enfoque teórico de la Sociolingüística Educativa (FARACO, 2008; 2007; BORTONI-RICARDO, 2004). La investigación llevó a los profesores a reflexionar sobre la trayectoria PB hablado y escrito. Inicialmente, los métodos utilizados fueron la investigación bibliográfica junto con una investigación virtual, de carácter cuantitativo y cualitativo, que se llevó a cabo a través del formulario en línea Google Forms, dirigido a los profesores de portugués de la enseñanza secundaria de varias regiones del estado de RS. Se analizaron, pues, las variedades de la lengua materna (convenciones sociales, momento histórico, contexto o región, etc.) presentes en la vida cotidiana de los profesores participantes de dicho cuestionario. Este trabajo investigativo tuvo como uno de los resultados que los profesores se reinventan cada día para trabajar y desarrollar las diversas formas de habla de los estudiantes en el aula, demostrando así que la lengua está en constante transformación.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANA PAULA RAMOS MEDEIROS.pdfAna Paula Ramos Medeiros 2021341.17 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???