Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8207
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios e perspectivas da disciplina de língua portuguesa frente ao uso das tecnologias e o ensino remoto |
Autor(es): | Barreto, Ana Cláudia Alves da Silveira |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Paula Oliveira |
1° Membro da banca: | Pinheiro, Paula Oliveira |
2° Membro da banca: | Pinho, Louise Silva do |
3° Membro da banca: | Giuliani, Guilherme Dos Santos |
Resumo: | Este estudo apresenta um levantamento sobre utilização das tecnologias como instrumentos imprescindíveis nos trabalhos pedagógicos, salientando a necessidade desses recursos estarem presentes de forma dinâmica e coerente no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, refletindo as transformações sociais, culturais e das práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados deu-se a partir de estudos relacionados ao tema, referentes ao processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa no ensino remoto durante o isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19 e tem como objetivo discutir a prática do ensino e da aprendizagem da Língua portuguesa no contexto digital durante o isolamento social. Com esta pesquisa foi possível verificar que as tecnologias digitais/plataformas digitais foram de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa durante o ensino remoto. |
Resumen: | Este estudio presenta una encuesta sobre el uso de las tecnologías como instrumentos esenciales en el trabajo pedagógico, destacando la necesidad de que estos recursos estén presentes de manera dinámica y coherente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa, reflejando los aspectos sociales, culturales y educativos. Cambios en las prácticas durante la pandemia de Covid-19. El presente trabajo es una investigación exploratoria y cualitativa, cuya recolección de datos se realizó a partir de estudios relacionados con el tema, referidos al proceso de enseñanza/aprendizaje de la lengua portuguesa en educación remota durante el aislamiento social provocado por la pandemia Covid -19 y tiene como objetivo discutir la práctica de la enseñanza y el aprendizaje de la lengua portuguesa en el contexto digital durante el aislamiento social. Con esta investigación, fue posible verificar que las tecnologías/plataformas digitales fueron de suma importancia para el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa durante la enseñanza a distancia. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa Ensino remoto Plataformas digitais Enseñanza de la lengua portuguesa Enseñanza a distancia Plataformas digitales |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | BARRETO, Ana Cláudia Alves da Silveira. IDesafios e perspectivas da disciplina de língua portuguesa frente ao uso das tecnologias e o ensino remoto. 42 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8207 |
Data do documento: | 20-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CLÁUDIA ALVES DA SILVEIRA BARRETO.pdf | Ana Cláudia Alves da Silveira Barreto 2021 | 583.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.