Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8175
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Role playing game na educação: um estudo etnográfico
Autor(es): Araújo, Yann Vasconcelos de
Primeiro Orientador: Parzianello, Geder Luis
1° Membro da banca: Proença, Marcelo Hipólito
2° Membro da banca: Ferrari Júnior, José Carlos
Resumo: O estudo objetiva analisar habilidades curriculares suscitadas por alunos observados enquanto participantes de um grupo de Role Playing Game (RPG). Participaram da pesquisa 6 crianças de ensino fundamental II de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Fortaleza. O grupo foi observado durante 4 meses, semanalmente. A metodologia utilizada foi de cunho etnográfico. A análise etnográfica aponta que o RPG pode suscitar nos alunos habilidades dos componentes curriculares de língua portuguesa, língua inglesa, e principalmente de artes, além de ser possível envolver as mídias digitais no processo. Tudo isso de forma lúdica e agradável aos alunos. Ao mesmo tempo, notaram-se alguns percalços que podem ganhar escala maior em contexto real de sala de aula.
Resumen : The study seeks to analyze curricular skills raised by watched students while they were participants of a Rolling Playing Game (RPG) group with six children in Elementary School II from a Municipal School in the city of Fortaleza participated in the research. The group was watched during four months, every week. We used the ethnographic method. The ethnographic analysis points to the fact that RPG can raise student’s habilities from the Portuguese language curricular component, English language curricular component and, mainly, Arts curricular component, moreover it is possible to envole the digital media in the process. All this done in a ludic and enjoyable way for the students. At the same time, some mishaps were noted that may take on a larger scale in a real classroom context.
Palabras clave : Jogos de fantasia
Ensino - Meios auxiliares
Role Playing Game (RPG)
Habilidades pessoais
Fantasy games
Teaching - Auxiliary means
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citación : ARAÚJO, Yann Vasconcelos de. Role playing game na educação: um estudo etnográfico. 2023. 40 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8175
Fecha de publicación : 14-mar-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídia e Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Yann Vasconcelos de Araújo 2023.pdf876.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.