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dc.contributor.advisor1Parzianello, Geder Luis-
dc.creatorAraújo, Yann Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2023-04-14T18:28:31Z-
dc.date.available2023-04-14-
dc.date.available2023-04-14T18:28:31Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Yann Vasconcelos de. Role playing game na educação: um estudo etnográfico. 2023. 40 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8175-
dc.description.abstractThe study seeks to analyze curricular skills raised by watched students while they were participants of a Rolling Playing Game (RPG) group with six children in Elementary School II from a Municipal School in the city of Fortaleza participated in the research. The group was watched during four months, every week. We used the ethnographic method. The ethnographic analysis points to the fact that RPG can raise student’s habilities from the Portuguese language curricular component, English language curricular component and, mainly, Arts curricular component, moreover it is possible to envole the digital media in the process. All this done in a ludic and enjoyable way for the students. At the same time, some mishaps were noted that may take on a larger scale in a real classroom context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.subjectFantasy gamespt_BR
dc.subjectTeaching - Auxiliary meanspt_BR
dc.titleRole playing game na educação: um estudo etnográficopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310508701299714pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060737617482357pt_BR
dc.contributor.referee1Proença, Marcelo Hipólito-
dc.contributor.referee2Ferrari Júnior, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314334218464105pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7429641213978528pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO estudo objetiva analisar habilidades curriculares suscitadas por alunos observados enquanto participantes de um grupo de Role Playing Game (RPG). Participaram da pesquisa 6 crianças de ensino fundamental II de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Fortaleza. O grupo foi observado durante 4 meses, semanalmente. A metodologia utilizada foi de cunho etnográfico. A análise etnográfica aponta que o RPG pode suscitar nos alunos habilidades dos componentes curriculares de língua portuguesa, língua inglesa, e principalmente de artes, além de ser possível envolver as mídias digitais no processo. Tudo isso de forma lúdica e agradável aos alunos. Ao mesmo tempo, notaram-se alguns percalços que podem ganhar escala maior em contexto real de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

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