Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8113
Tipo: Dissertação
Título : Formação da equipe diretiva: processo de autoavaliação da instituição escolar em tempos de pandemia
Autor(es): Silva, Vanessa Alves Franco
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
3° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
4° Membro da banca: Paim, Marilane Wolf
Resumo: A presente pesquisa, ocorrida nos anos pandêmicos de 2021 e 2022, teve como objetivo proporcionar alternativas para a construção e/ou revisão de um instrumento para a realização de uma avaliação institucional. Caracterizou-se como pesquisa ação e envolveu a equipe diretiva de uma escola municipal de Jaguarão-RS. Como instrumentos foram utilizados um questionário e ações de intervenção-formação através de encontros virtuais com a equipe diretiva. O referencial teórico foi baseado em autores como, por exemplo, Vitor Henrique Paro (1992) e Heloísa Lück (2009). O diagnóstico apontou a necessidade de uma busca maior para que haja participações de todos os membros da comunidade escolar. Os encontros indicaram que houve interesse pelas participantes em realizarem em algum momento uma avaliação institucional.
Resumen: Esta investigación, realizada en los años de pandemia 2021 y 2022, tuvo como objetivo brindar alternativas para la construcción y/o revisión de un instrumento para la realización de una evaluación institucional. Se caracterizó como investigación acción e involucró al equipo directivo de una escuela municipal de la ciudad de Jaguarão-RS. Se utilizaron como instrumentos un cuestionario y acciones de intervención-capacitación a través de reuniones virtuales con el equipo directivo. El marco teórico se basó en autores como Vitor Henrique Paro (1992) y Heloísa Lück (2009). El diagnóstico apuntó a la necesidad de una mayor búsqueda de participación de todos los miembros de la comunidad escolar. Los resultados indicaron que los participantes estaban interesados en realizar una evaluación institucional en algún momento.
Palabras clave : Avaliação institucional
Comunidade escolar
Participação
Evaluación institucional
Comunidad escolar
Participación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : SILVA, Vanessa Alves Franco. Formação da equipe diretiva: processo de autoavaliação da instituição escolar em tempos de pandemia. 72 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8113
Fecha de publicación : 27-ene-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANESSA ALVES FRANCO SILVA.pdfVanessa Alves Franco Silva 20231.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.