Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Alimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básica
Autor(es): Cavalheiro, Cátia Adeline
Primeiro Orientador: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
1° Membro da banca: Parzianello, Geder Luis
2° Membro da banca: Machado, Gabriella Eldereti
Resumo: A alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação nos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permitem uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos. No contexto escolar é onde se cumprem os discursos, assim, constatou-se a urgência da escola em dedicar-se a empreendimentos midiáticos que promovam o tema da alimentação escolar.
Resumen : School meals have a relevant role in the student's learning and development process, guaranteed through resources from the National School Meals Program (PNAE). The present study aims to reflect on the communication of official documents related to school feeding, received in a basic education school, understood as a medium for being an information support. Reflection on the statements and discourses of official documents in their communicability allows a perspective of understanding as to what is understood by good practices in school feeding and on the decisive and relevant role of financing policies of the National School Feeding Program (PNAE) in municipal basic education. The methodology adopted was document analysis, with a qualitative approach, supported by a theoretical-methodological framework of the Theory of Communication and Discourse Analysis (DA) of the French line, emphasizing the constitution, formulation and circulation of meanings.
Palabras clave : Merenda escolar
Educação
Análise do Discurso
School lunch
Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citación : CAVALHEIRO, Cátia Adeline. Alimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básica. 2023. 26 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071
Fecha de publicación : 27-ene-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídia e Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cátia Adeline Cavalheiro 2023.pdf417.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.