Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Parzianello, Sandra Regina Barbosa-
dc.creatorCavalheiro, Cátia Adeline-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:02:09Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:02:09Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Cátia Adeline. Alimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básica. 2023. 26 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071-
dc.description.abstractSchool meals have a relevant role in the student's learning and development process, guaranteed through resources from the National School Meals Program (PNAE). The present study aims to reflect on the communication of official documents related to school feeding, received in a basic education school, understood as a medium for being an information support. Reflection on the statements and discourses of official documents in their communicability allows a perspective of understanding as to what is understood by good practices in school feeding and on the decisive and relevant role of financing policies of the National School Feeding Program (PNAE) in municipal basic education. The methodology adopted was document analysis, with a qualitative approach, supported by a theoretical-methodological framework of the Theory of Communication and Discourse Analysis (DA) of the French line, emphasizing the constitution, formulation and circulation of meanings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectSchool lunchpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAlimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8504825935199851pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4976097506780798pt_BR
dc.contributor.referee1Parzianello, Geder Luis-
dc.contributor.referee2Machado, Gabriella Eldereti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5628308415823159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060737617482357pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação nos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permitem uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos. No contexto escolar é onde se cumprem os discursos, assim, constatou-se a urgência da escola em dedicar-se a empreendimentos midiáticos que promovam o tema da alimentação escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Mídia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cátia Adeline Cavalheiro 2023.pdf417.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.