Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/805
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Situação de estudo: um estudo de caso no relato de atividades do subprojeto ciências da natureza no programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID-2011
Título(s) alternativo(s): Study situation: a case study in the report of activities of the nature sciences subproject in the institutional program of scholarship initiation to teaching - PIBID-2011
Autor(es): Santos, Sonia Teresinha Flores dos
Primeiro Orientador: Sawitzki, Maristela Cortez
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a respeito da situação de estudo enquanto pressuposto teórico metodológico no relato de atividades de ensino de Ciências, desenvolvidas ou propostas, pelo Subprojeto Ciências da Natureza, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-2011 da Unipampa, Campus Uruguaiana. Utilizou-se como metodologia, o estudo de caso e como unidade de análise o capítulo I do livro intitulado Redes que tecem Saberes Vivências e práticas da iniciação à docência. Enquanto parâmetro de análise utilizou-se os pressupostos teóricos da situação de estudo. O referido livro, objeto de consulta e investigação, contempla onze capítulos, respectivos aos onze subprojetos os quais fazem parte do PIBID-2011 da Unipampa. Desenvolveu-se a referida investigação considerando significativo, que o PIBID e respectivas ações, estejam fundamentados e pautados por um referencial teórico-metodológico. O resultado observado foi de que os relatos estão fundamentados na proposta teórico metodológica da situação de estudo - SE. Ainda, observou-se a possibilidade da contextualização do conhecimento científico a ser abordado na educação básica.
Abstract: The present study aimed to investigate the situation regarding education as theoretical and methodological assumptions in reporting science education, developed or proposed by the Subproject Natural Sciences, member of the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships of activities - from the 2011 PIBID Unipampa Campus Uruguayana. Was used as a methodology, the case study, as the unit of analysis and chapter 1 of the book entitled Networks that weave knowledge. While analysis parameter we used the theoretical assumptions of the teaching situation (SE) . That book, query object and research, includes eleven chapters, corresponding to the eleven sub-projects which are part of PIBID-2011 Unipampa. Developed such research considered significant because the PIBID, because 2 it is a program of teacher training, offers the same activities, was founded and guided by a theoretical and methodological framework. The result observed was that allowed greater enrichment in the construction of new knowledge for the training of academics involved initiation into teaching, stimulated the writing as a way of registering and think about the pedagogical practice itself and especially the information of actions aimed at classifying the training Home of academics, highlighting the SE successive involving the three productions analyzed in this case study. Also understand that it is possible scientific activity in schools and under what circumstances occur that this study serves as a support to researchers and teachers of Science Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/805
Data do documento: 23-Ago-2014
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONIA TERESINHA FLORES DOS SANTOS.pdf456.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons