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Tipo: Dissertação
Título: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil: compreensões e avaliações das professoras da rede municipal de São Borja –RS
Autor(es): Pinheiro, Tania Maria
Primeiro Orientador: Moura, Patrícia dos Santos
1° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
2° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
3° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
Resumo: Este Relatório Reflexivo pretende analisar as compreensões e avaliações dos professores da Pré-escola, atuantes na rede municipal de São Borja – RS em relação à Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil, homologada em 2017. A BNCC está orientando os currículos e as propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino de todo o país, da Educação Infantil até ao Ensino Médio. Os objetivos específicos deste trabalho são: conhecer os Campos de Experiências da BNCC-Educação Infantil, a partir do compartilhamento de experiências pedagógicas; compreender os objetivos de aprendizagem relacionados aos Campos de Experiências da BNCC; elaborar, nas rodas de formação, coletivamente com as professoras, possibilidades pedagógicas da BNCC-Educação Infantil para os currículos das escolas infantis da rede municipal de São Borja-RS. Em um momento de diagnóstico, foram analisadas as respostas a um questionário elaborado e realizado com docentes da primeira etapa da Educação Básica das escolas municipais são-borjenses, observando suas opiniões sobre o cumprimento do que está proposto na BNCC. Como metodologia, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, a fim de destacar as especificidades e singularidades dos indivíduos e do campo de estudo, além de reforçar e qualificar a ação de coleta e análise dos dados. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como intervenção. Através das respostas dos questionários respondidos pelas professoras e verificados pela análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007), foram investigadas quais são as compreensões e as avaliações das professoras da Educação Infantil da rede municipal de São Borja/RS acerca da BNCC e criadas rodas de conversas sobre o tema. Pôde-se concluir que a proposta desta pesquisa teve resultados significativos , voltados para a compreensão e avaliação da BNCC – Educação Infantil, para melhor entender a aprendizagem das crianças com bases nos diferentes campos de experiências.
Abstract: This Reflective Report intends to analyze the understandings and evaluations of Preschool teachers, working in the municipal network of São Borja - RS in relation to the National Common Curricular Base - BNCC: Infantile Education, approved in 2017. The BNCC is guiding the curricula and the pedagogical proposals of education systems and networks across the country, from Early Childhood Education to High School. The specific objectives of this work are: to know the Experience Fields of BNCC-Educação Infantil, from the sharing of pedagogical experiences; understand the learning objectives related to the BNCC Fields of Experiences; to elaborate, in the formation circles, collectively with the teachers, pedagogical possibilities of the BNCC-Educação Infantil for the curricula of the infantile schools of the municipal net of São Borja-RS. In a moment of diagnosis, the answers to a questionnaire elaborated and carried through with teachers of the first stage of Basic Education of the municipal schools of são-borjenses were analyzed, observing their opinions on the fulfillment of what is proposed in the BNCC. As a methodology, the research will have a qualitative approach, in order to highlight the specificities and singularities of individuals and the field of study, in addition to reinforcing and qualifying the action of data collection and analysis. Research is also characterized as an intervention. Through the answers to the questionnaires answered by the teachers and verified by the discursive textual analysis (ATD) of Moraes and Galiazzi (2007), it was investigated what are the understandings and the evaluations of the teachers of Early Childhood Education in the municipal network of São Borja/RS about the BNCC and created conversation circles on the topic. Therefore, it can be concluded that the proposal of this research had results of great importance, aimed at understanding the lives of children based on the different fields of experiences that can be experienced by them.
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação de professores
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Child education
Teacher training
National Common Curricular Base - BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: PINHEIRO, Tania Maria. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil: compreensões e avaliações das professoras da rede municipal de São Borja –RS. 90p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8046
Data do documento: 15-Dez-2022
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