???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8046
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorPinheiro, Tania Maria-
dc.date.accessioned2023-03-09T17:51:29Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-09T17:51:29Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Tania Maria. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil: compreensões e avaliações das professoras da rede municipal de São Borja –RS. 90p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8046-
dc.description.abstractThis Reflective Report intends to analyze the understandings and evaluations of Preschool teachers, working in the municipal network of São Borja - RS in relation to the National Common Curricular Base - BNCC: Infantile Education, approved in 2017. The BNCC is guiding the curricula and the pedagogical proposals of education systems and networks across the country, from Early Childhood Education to High School. The specific objectives of this work are: to know the Experience Fields of BNCC-Educação Infantil, from the sharing of pedagogical experiences; understand the learning objectives related to the BNCC Fields of Experiences; to elaborate, in the formation circles, collectively with the teachers, pedagogical possibilities of the BNCC-Educação Infantil for the curricula of the infantile schools of the municipal net of São Borja-RS. In a moment of diagnosis, the answers to a questionnaire elaborated and carried through with teachers of the first stage of Basic Education of the municipal schools of são-borjenses were analyzed, observing their opinions on the fulfillment of what is proposed in the BNCC. As a methodology, the research will have a qualitative approach, in order to highlight the specificities and singularities of individuals and the field of study, in addition to reinforcing and qualifying the action of data collection and analysis. Research is also characterized as an intervention. Through the answers to the questionnaires answered by the teachers and verified by the discursive textual analysis (ATD) of Moraes and Galiazzi (2007), it was investigated what are the understandings and the evaluations of the teachers of Early Childhood Education in the municipal network of São Borja/RS about the BNCC and created conversation circles on the topic. Therefore, it can be concluded that the proposal of this research had results of great importance, aimed at understanding the lives of children based on the different fields of experiences that can be experienced by them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base - BNCCpt_BR
dc.titleA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil: compreensões e avaliações das professoras da rede municipal de São Borja –RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Reflexivo pretende analisar as compreensões e avaliações dos professores da Pré-escola, atuantes na rede municipal de São Borja – RS em relação à Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil, homologada em 2017. A BNCC está orientando os currículos e as propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino de todo o país, da Educação Infantil até ao Ensino Médio. Os objetivos específicos deste trabalho são: conhecer os Campos de Experiências da BNCC-Educação Infantil, a partir do compartilhamento de experiências pedagógicas; compreender os objetivos de aprendizagem relacionados aos Campos de Experiências da BNCC; elaborar, nas rodas de formação, coletivamente com as professoras, possibilidades pedagógicas da BNCC-Educação Infantil para os currículos das escolas infantis da rede municipal de São Borja-RS. Em um momento de diagnóstico, foram analisadas as respostas a um questionário elaborado e realizado com docentes da primeira etapa da Educação Básica das escolas municipais são-borjenses, observando suas opiniões sobre o cumprimento do que está proposto na BNCC. Como metodologia, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, a fim de destacar as especificidades e singularidades dos indivíduos e do campo de estudo, além de reforçar e qualificar a ação de coleta e análise dos dados. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como intervenção. Através das respostas dos questionários respondidos pelas professoras e verificados pela análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007), foram investigadas quais são as compreensões e as avaliações das professoras da Educação Infantil da rede municipal de São Borja/RS acerca da BNCC e criadas rodas de conversas sobre o tema. Pôde-se concluir que a proposta desta pesquisa teve resultados significativos , voltados para a compreensão e avaliação da BNCC – Educação Infantil, para melhor entender a aprendizagem das crianças com bases nos diferentes campos de experiências.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TANIA MARIA PINHEIRO.pdfTania Maria Pinheiro 20221.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???