Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7981
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Musicalização para bebês em um projeto de extensão universitária : o lugar da família nas práticas musicais das crianças |
Autor(es): | Pereira, Luiza de Mello |
Primeiro Orientador: | Lopardo, Carla Eugenia |
1° Membro da banca: | Lopardo, Carla Eugenia |
2° Membro da banca: | Meira, Mirela Ribeiro |
3° Membro da banca: | Pereira, Lúcia Helena |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolveu no projeto de extensão “Musicalização para bebês e crianças” do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Desde a minha dupla função de monitora e pesquisadora, percebi que poderiam ser analisados alguns aspectos das práticas e rotinas musicais dentro do projeto na perspectiva das famílias, com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Gordon (2000). O objetivo principal foi compreender como as memórias musicais familiares refletem no processo de musicalização dos bebês fora do contexto do projeto. A metodologia utilizada teve como base a abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas no formato online. Os resultados apontam que o projeto de musicalização em questão foi um divisor de águas no desenvolvimento das crianças, pois ao longo dos encontros foram observados inúmeros avanços nas habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e musicais das crianças. Considero que este trabalho possa servir como estímulo para o envolvimento de estudantes em futuros projetos de extensão oportunizando experiências de formação e contribuindo para o crescimento da nossa área. |
Abstract: | This research was based in an extension program called “Musicalização para bebês e crianças” from Universidade Federal do Pampa’s Music course. Being a monitor and a researcher in this project made me reflect on aspects of daily musical practices from the families’ point of view, based on the Music Learning Theory by Gordon (2000). The main objective was to understand how the families’ musical memories reflect on the babies’ musicalization outside the project’s context. The chosen metodology was based on the qualitative approach with online semistructured interviews. The results indicate that this project had been a turning point on the kids’ development, due to their improvements on motor, cognitive, linguistic and musical abilities. I believe that this research can be an incentive for students’ involvement on future extension programs, oportunizing formation experiences and also contribute for the growth of our area. |
Palavras-chave: | Música Bebês Crianças Família Musicalização Music Babies Kids Family Musicalization |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | PEREIRA, Luiza de Mello . Musicalização para bebês em um projeto de extensão universitária : o lugar da família nas práticas musicais das crianças. 43 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7981 |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_versao_final_Luiza_de_Mello_Pereira.pdf | 710.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.