Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mulheres em círculo: letramento literário na sala dos professores
Autor(es): Nunes, Tuania Martins
Primeiro Orientador: Boessio, Ana Lúcia Montano
1° Membro da banca: Boessio, Ana Lúcia Montano
2° Membro da banca: Stein, Jorama de Quadros
3° Membro da banca: Domingo, Luciana Contreira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo problematizar a cultura do feminino entre professoras da educação básica e apresentar uma proposta de círculo literário que inicialmente tem como objeto de discussão a obra Mulheres que Correm com Lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018). Além disso, visa oferecer um espaço de capacitação para o trabalho com literatura a partir do conceito de ensinagem de leitura literária. O objetivo da criação do círculo é proporcionar um espaço de questionamento e reflexão sobre a forma como essas ossaturas culturais determinam padrões de funcionamento pessoais, sociais e profissionais. Isto porque, na visão de Roy Wagner (2020), antropologicamente as definições de cultura de um determinado grupo, os códigos de comportamento e papéis ocupados pelos sujeitos são sempre fruto de leituras parciais de um grupo dominante, "invenções" produzidas a partir de seus próprios paradigmas, apesar do trabalho de investigação e busca de uma descrição objetiva de uma determinada sociedade. O poder dessa invenção não apenas determina os aspectos culturais e sociais, ele também pode dificultar a compreensão e até mesmo a discussão sobre a própria cultura e suas diferenças em vários ambientes, inclusive no sistema de relações na escola – professor-sistema; professor-professor; professor-aluno. Metodologicamente, este trabalho tem por base uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar, de cunho comparatista, entre teoria literária e estudos culturais, com vistas a problematizar a relação feminino-cultura no espaço escolar. Como dito anteriormente, apresenta também o projeto "Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores", a ser desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Arroio Grande/RS. Para tanto, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como referenciais teóricos os autores Roy Wagner (2020), Gilles Lipovetsky (1977), Rildo Cosson (2019) e Clarissa Pinkolas Estés (2018), sendo que está dividido da seguinte forma: 1) Introdução; 2) A Cultura do Feminino: invenções e apagamentos; 3) Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores; 3.1) Mulheres em Círculo: uma proposta de Letramento Literário; 4) Considerações finais; Referências bibliográficas.
Resumen: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo problematizar la cultura delo femenino entre profesoras de la educación básica, participantes de un círculo literario que tuvo como objeto de discusión la obra Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018). El objetivo de la creación del círculo fue proporcionar un espacio de cuestionamiento y reflexión sobre la forma en que esas osaturas culturales determinan normas de funcionamiento personales, sociales y profesionales. Además, busca ofrecer un espacio de capacitación para el trabajo con literatura a partir del concepto de enseñanza de lectura literaria. Es decir, las definiciones de cultura se atribuyen a un determinado grupo que se constituyen como invenciones producidas a partir de sus propios paradigmas, a pesar del trabajo de investigación y de la búsqueda de una descripción objetiva de una determinada sociedad, el poder de la invención sobre los aspectos culturales y sociales terminan reflejando en las relaciones entre culturas, dificultando la comprensión e incluso la discusión sobre la propia cultura y sus diferencias en varios ambientes, incluso en la escuela. Metodológicamente, este trabajo tiene por base una investigación bibliográfica interdisciplinaria, de carácter comparatista, entre teoría literaria y estudios culturales, con vistas a problematizar la relación femenino-cultura en el espacio escolar. De ese modo, presenta también el proyecto "Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores" a ser desarrollado en una escuela de educación básica del municipio de Arroio Grande/RS. Para tanto, este Trabajo de Conclusión de Curso tiene como referenciales teóricos los autores Roy Wagner, Gilles Lipovetsky, Rildo Cosson y Clarissa Pinkolas Estés, siendo que está dividido en tres capítulos: 1) Introducción; 2) La Cultura del Femenino: invenciones y eliminación; 3) Mujeres en Círculo: lectura literaria en la sala de profesores; 3.1) Mujeres en Círculo: una propuesta de lectura literaria; 4) Consideraciones Finales.
Palabras clave : Literatura
Cultura
Feminino
Letramento
Literatura
Cultura
Femenino
Alfabetización
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : NUNES, Tuania Martins. Mulheres em círculo: letramento literário na sala dos professores. 41p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7971
Fecha de publicación : 16-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TUANIA MARTINS NUNES.pdfTuania Martins Nunes 2022376.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.