???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7971
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Boessio, Ana Lúcia Montano-
dc.creatorNunes, Tuania Martins-
dc.date.accessioned2023-02-23T17:57:56Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-02-23T17:57:56Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.citationNUNES, Tuania Martins. Mulheres em círculo: letramento literário na sala dos professores. 41p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7971-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectFemeninopt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.titleMulheres em círculo: letramento literário na sala dos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Boessio, Ana Lúcia Montano-
dc.contributor.referee2Stein, Jorama de Quadros-
dc.contributor.referee3Domingo, Luciana Contreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo problematizar a cultura do feminino entre professoras da educação básica e apresentar uma proposta de círculo literário que inicialmente tem como objeto de discussão a obra Mulheres que Correm com Lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018). Além disso, visa oferecer um espaço de capacitação para o trabalho com literatura a partir do conceito de ensinagem de leitura literária. O objetivo da criação do círculo é proporcionar um espaço de questionamento e reflexão sobre a forma como essas ossaturas culturais determinam padrões de funcionamento pessoais, sociais e profissionais. Isto porque, na visão de Roy Wagner (2020), antropologicamente as definições de cultura de um determinado grupo, os códigos de comportamento e papéis ocupados pelos sujeitos são sempre fruto de leituras parciais de um grupo dominante, "invenções" produzidas a partir de seus próprios paradigmas, apesar do trabalho de investigação e busca de uma descrição objetiva de uma determinada sociedade. O poder dessa invenção não apenas determina os aspectos culturais e sociais, ele também pode dificultar a compreensão e até mesmo a discussão sobre a própria cultura e suas diferenças em vários ambientes, inclusive no sistema de relações na escola – professor-sistema; professor-professor; professor-aluno. Metodologicamente, este trabalho tem por base uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar, de cunho comparatista, entre teoria literária e estudos culturais, com vistas a problematizar a relação feminino-cultura no espaço escolar. Como dito anteriormente, apresenta também o projeto "Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores", a ser desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Arroio Grande/RS. Para tanto, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como referenciais teóricos os autores Roy Wagner (2020), Gilles Lipovetsky (1977), Rildo Cosson (2019) e Clarissa Pinkolas Estés (2018), sendo que está dividido da seguinte forma: 1) Introdução; 2) A Cultura do Feminino: invenções e apagamentos; 3) Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores; 3.1) Mulheres em Círculo: uma proposta de Letramento Literário; 4) Considerações finais; Referências bibliográficas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo problematizar la cultura delo femenino entre profesoras de la educación básica, participantes de un círculo literario que tuvo como objeto de discusión la obra Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018). El objetivo de la creación del círculo fue proporcionar un espacio de cuestionamiento y reflexión sobre la forma en que esas osaturas culturales determinan normas de funcionamiento personales, sociales y profesionales. Además, busca ofrecer un espacio de capacitación para el trabajo con literatura a partir del concepto de enseñanza de lectura literaria. Es decir, las definiciones de cultura se atribuyen a un determinado grupo que se constituyen como invenciones producidas a partir de sus propios paradigmas, a pesar del trabajo de investigación y de la búsqueda de una descripción objetiva de una determinada sociedad, el poder de la invención sobre los aspectos culturales y sociales terminan reflejando en las relaciones entre culturas, dificultando la comprensión e incluso la discusión sobre la propia cultura y sus diferencias en varios ambientes, incluso en la escuela. Metodológicamente, este trabajo tiene por base una investigación bibliográfica interdisciplinaria, de carácter comparatista, entre teoría literaria y estudios culturales, con vistas a problematizar la relación femenino-cultura en el espacio escolar. De ese modo, presenta también el proyecto "Mulheres em Círculo: letramento literário na sala dos professores" a ser desarrollado en una escuela de educación básica del municipio de Arroio Grande/RS. Para tanto, este Trabajo de Conclusión de Curso tiene como referenciales teóricos los autores Roy Wagner, Gilles Lipovetsky, Rildo Cosson y Clarissa Pinkolas Estés, siendo que está dividido en tres capítulos: 1) Introducción; 2) La Cultura del Femenino: invenciones y eliminación; 3) Mujeres en Círculo: lectura literaria en la sala de profesores; 3.1) Mujeres en Círculo: una propuesta de lectura literaria; 4) Consideraciones Finales.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TUANIA MARTINS NUNES.pdfTuania Martins Nunes 2022376.26 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???