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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7941
Tipo: | Dissertação |
Título: | A psicomotricidade relacional como proposta de ensino de atividades circenses nas aulas de educação física a crianças do 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Lence, Luís Fernando Lacerda |
Primeiro Orientador: | Silva Júnior, Bento Selau da |
1° Membro da banca: | Silva Júnior, Bento Selau da |
2° Membro da banca: | Moura, Patricia dos Santos |
3° Membro da banca: | Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização da psicomotricidade relacional no ensino de atividades circenses a crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física. Contextualizou-se a área da Educação Física escolar, discutindo as atividades circenses, a Base Nacional Comum Curricular e fundamentou-se a psicomotricidade relacional, inclusive descrevendo a estrutura das sessões. Além disso, a revisão de literatura historicizou as artes do circo, ao encontro da perspectiva da cultura corporal de movimento. O procedimento metodológico adotado foi o da pesquisa intervenção, do tipo pedagógica. O total de participantes da pesquisa foram 17 crianças: seis meninas e onze meninos com idade entre seis e sete anos. Dentre os meninos, uma criança com deficiência física, não possui o braço esquerdo. Como procedimentos de coleta de dados, utilizaram-se a observação, a filmagem e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva, com auxílio de três softwares: o WebQDA, Excel e programa de edição de imagem em computador. As categorias que emergiram, após a análise dos dados obtidos, foram: “A psicomotricidade relacional para as atividades circenses”; “Manipulações, equilíbrios sobre objeto e encenação”; “As relações entre as crianças durante as atividades propostas”. A primeira categoria traz resultados que apontam para a validade da sustentação didática da psicomotricidade relacional para o ensino das atividades circenses. A segunda, evidencia avanços em aprendizagens das crianças no que se refere às modalidades circenses trabalhadas, tanto em aspectos procedimentais, como conceituais e atitudinais. A terceira categoria demonstra a melhora em interações sociais entre as crianças, principalmente entre os gêneros, o que colaborou para a diversificação das experiências e para o enriquecimento dos vocabulários psicomotores de cada um. Os objetivos perseguidos pela pesquisa foram alcançados. As novas compreensões apontam para o apoio da psicomotricidade relacional na introdução e no desenvolvimento das atividades circenses, colaborando para uma melhor sustentação pedagógica desse objeto de ensino na Educação formal. |
Abstract: | The research aimed to evaluate the use of relational psychomotricity in the teaching of circus activities to children of a first-grade elementary school class in Physical Education classes. A contextualization in the area of school physical education took place, discussing the circus activities and the National Common Curriculum Base (Portuguese: Base Nacional Comum Curricular, BNCC), and there was a foundation on relational psychomotricity, including a description of the structure of the sessions. Moreover, the literature review historicized the circus arts, to meet the perspective of the body culture of movement. The methodological procedure adopted was the research of the type of pedagogical intervention. The total number of participants in the research comprised 17 children: six girls and eleven boys aged between six and seven years. Among the boys, a child with a physical disability was missing his left arm. Observation, footage, and focal groups were used as procedures for data collection. The data was treated through Discursive Textual Analysis, with the aid of three applications: WebQDA, Excel, and image editing programs on the computer. The categories of meaning that emerged after the data analysis were “Psychomotricity for circus activities”; “Manipulations, balances on objects and staging”; “The relationships between the children during the proposed activities”. The first category brings results that point out the validity of the didactic support of relational psychomotricity for the teaching of circus activities. The second highlights the development in the children's learning concerning the circus modalities worked, both in procedural aspects, and conceptual and altitudinal ones. The third category demonstrates the improvement in social interactions between children, particularly between genders, which collaborated to the diversification of the experiences and the enrichment of the psychomotor vocabulary of each one. The pursued objectives of the research were attained. The new comprehensions point out the support of relational psychomotricity in the introduction and development of circus activities, collaborating for better pedagogical sustainability of this teaching object in formal education. |
Palavras-chave: | Educação Educação Física Atividades Circenses Circo Education Physical Education Circus Activities Circus |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | LENCE, Luís Fernando Lacerda. A psicomotricidade relacional como proposta de ensino de atividades circenses nas aulas de educação física a crianças do 1º ano do ensino fundamental. 263 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7941 |
Data do documento: | 25-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
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