Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7843
Tipo: | Dissertação |
Título : | Autoavaliação de cursos como prática de formação e gestão: uma investigação em cursos de licenciatura no Campus Bagé da UNIPAMPA |
Autor(es): | Cunha, Daniele Duarte da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
1° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
2° Membro da banca: | Escott, Clarice Monteiro |
3° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo explorar e compreender o processo de autoavaliação de cursos de Licenciatura do Campus Bagé da Unipampa. Desenvolvida como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, buscou por meio de Encontros Pedagógicos com os coletivos dos cursos investigados a construção de conhecimento sobre o processo de autoavaliação de cursos e o contexto em que este se desenvolve. Para a análise das informações geradas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a partir da transcrição dos encontros e registros dos participantes. Como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa são apresentados conceitos em torno da caracterização do sistema de avaliação da educação superior, os tipos de avaliação existentes, a contextualização social e política onde atuam as Universidades e os cursos de Licenciatura e a definição da autoavaliação em uma perspectiva formativa e emancipatória. Para isto, integram esta pesquisa autores como José Dias Sobrinho, Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chauí, José Carlos Rothen, Dilvo Ristoff, Ana Maria Saul, Menga Ludke, Mara Regina Lemes de Sordi, Michel Thiollent entre outros. Como resultados, foi identificado que os cursos participantes não realizam a autoavaliação e também não utilizam os resultados de avaliações previstas no SINAES. Com este diagnóstico inicial, se estabeleceu a discussão sobre o potencial deste processo, identificando obstáculos e debatendo as possibilidades para sua realização, tanto internos como externos aos cursos. A partir do diálogo estabelecido, foi possível a construção de novos olhares através dos quais se pode enxergar a contribuição deste processo para o desenvolvimento dos cursos de graduação, bem como colaborar para futuras pesquisas acerca do tema ao desvelar novos questionamentos a partir da investigação realizada. |
Resumen: | La investigación tuvo como objetivo explorar y comprender el proceso de autoevaluación de los cursos de grado en el Campus Bagé de la Unipampa. Desarrollada co mo una investigación-acción, de naturaleza cualitativa, buscó, a través de Encuentros Pedagógicos con los colectivos de los cursos investigados, la construcción de conocimiento sobre el proceso de autoevaluación del curso y el contexto en que se desarrolla. Para el análisis de la información generada se utilizó el Análisis Discursi vo Textual, a partir de la transcripción de las reuniones y actas de los participantes. Como base teórica para el desarrollo de la investigación, se presentan conceptos en torno a la caracterización del sistema de evaluación de la educación superior, los tipos de evaluación existentes, el contexto social y político en el que se desenvuelven las Universidades y carreras de grado y la definición de autoevaluación. en una perspectiva formativa y emancipadora. Para ello, hacen parte de esta investigación autores como José Dias Sobrinho, Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chauí, José Carlos Rothen, Dilvo Ristoff, Ana Maria Saul, Menga Ludke, Mara Regina Lemes de Sordi, Michel Thiollent, entre otros. Como resultado se identificó que los cursos participantes no realizan autoevaluación y tampoco utilizan los resultados de las evaluaciones previstas en el SINAES. Con este diagnóstico inicial, se estableció la discusión sobre las potencialidades de este proceso, identificando obstáculos y de batiendo las posibilidades para su realización, tanto internas como externas a los cursos. A partir del diálogo establecido, fue posible construir nuevas perspectivas a través de las cuales se puede ver la contribución de este proceso al desarrollo de los cursos de pregrado, así como colaborar para futuras investigaciones sobre el tema al develar nuevos interrogantes a partir de la investigación realizada. |
Palabras clave : | Autoavaliação Educação superior SINAES Licenciatura Autoavaliação formativa e emancipatória Autoevaluación Educación universitaria Graduación Autotoevaluación formativa y emancipatoria |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citación : | CUNHA, Daniele Duarte da. Autoavaliação de cursos como prática de formação e gestão: uma investigação em cursos de licenciatura no Campus Bagé da UNIPAMPA. 126 f. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7843 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniele Duarte da Cunha _v.final.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.