Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7796
Tipo: | Dissertação |
Título: | A experiência pedagógica e a transformação do cotidiano docente ocasionado pela Pandemia da COVID – 19 |
Autor(es): | Tavares, Douglas Brum |
Primeiro Orientador: | Rocha, Jefferson Marçal da |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
3° Membro da banca: | Sartori, Jeronimo |
Resumo: | Este relatório reflexivo apresenta uma pesquisa – ação de caráter qualitativo, realizada com educadores e educadoras da Escola Estadual de Ensino Básico Professor Gentil Viegas Cardoso, localizada em Alvorada – RS. O estudo discorre sobre as compreensões acerca da experiência pedagógica e a transformação do cotidiano dos professores na pandemia. Propõe-se a reflexão sobre o significado e a experiência adquirida pelos professores no ensino remoto a partir de encontros reflexivos. O estudo possibilitou analisarmos os impactos da pandemia no processo pedagógico de sujeitos em vulnerabilidade, através das reflexões promovidas nos encontros com educadores e educadoras. Realizou-se a intervenção observação participante, e pelos relatos e estudos verificou-se que foram frágeis as políticas públicas durante a pandemia, o que causou situações vulnerabilidade de alunos, educadores e educadoras. As reflexões promoveram a interpretação das experiências dos professores e professoras na pandemia do COVID - 19, como também as transformações de seus cotidianos. Assim, este trabalho proporcionou um novo olhar para o retorno das aulas presenciais na escola, onde evidenciou-se a reflexão crítica sobre as políticas públicas educacionais, através da experiência de cada participante. |
Resumen: | Este relato reflexivo presenta una investigación - acción de carácter cualitativo, realizada con educadores de la Escuela Estadual de Educación Básica Profesor Gentil Viegas Cardoso, ubicada en Alvorada - RS. El estudio discute las reflexiones sobre la experiencia pedagógica y la transformación del cotidiano de los docentes en la pandemia. Se propone reflexionar sobre el sentido y la experiencia adquirida por los docentes en la enseñanza a distancia desde nuestros encuentros. El estudio permitió analizar los impactos de la pandemia en el proceso pedagógico de sujetos en vulnerabilidad, a través de las reflexiones promovidas en los encuentros con educadores. Se realizó la intervención de observación participante, se encontró que las políticas públicas frágiles propiciaron la vulnerabilidad de los educadores. Las reflexiones promovieron la interpretación de las experiencias de los docentes en la pandemia de la COVID-19, así como las transformaciones de su cotidiano. Así, la intervención brindó una nueva mirada al regreso de las clases presenciales en la escuela, donde se evidenció una reflexión crítica sobre las políticas públicas educativas, a través de la experiencia de cada participante. |
Palavras-chave: | Educação Pandemia Docentes Educación Pandemia Docentes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | TAVARES, Douglas Brum. A experiência pedagógica e a transformação do cotidiano docente ocasionado pela Pandemia da COVID – 19. 89 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7796 |
Data do documento: | 22-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Douglas Brum Tavares.pdf | Douglas Brum Tavares 2022 | 3.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.