Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7763
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Percepção ambiental da geodiversidade: uma proposta didática ao ensino das ciências |
Autor(es): | Corrêa, Ana Paula Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, André Luís Silva da |
1° Membro da banca: | Schmidt, Anelise Marlene |
2° Membro da banca: | Hartmann , Angela Maria |
Resumo: | O município de Caçapava do Sul/RS é uma tradicional escola de ensino e pesquisas em geociências, visto a importância científica de seu patrimônio geológico, que também constitui um potencial para o desenvolvimento sustentável, promovido por iniciativas relacionadas ao geoturismo. Este trabalho apresenta uma proposta didática, de natureza teórica e caráter qualitativo, que busca promover a percepção e interpretação do patrimônio geológico de Caçapava do Sul/RS com vistas ao favorecimento dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências, possibilitando a aproximação de sua comunidade escolar com a temática da geodiversidade local. O público-alvo desta proposta didática consiste em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, e como objetivo principal tem-se a proposição de um plano de ensino apoiado nos elementos da geodiversidade local, tendo em vista correlações entre eles e o currículo da escola. Como subsídios teóricos e para fins de proposição das intervenções, buscaram-se particularidades dos conceitos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, próprios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Fez-se ainda uso de conceitos/princípios próprios da Alfabetização Científica, os quais fornecem aportes estruturadores para esse estudo e planejamentos, circunscritos a todas as suas ações, no âmbito de uma educação mais comprometida e capaz de possibilitar que a Ciência se consolide como uma linguagem de leitura da natureza. Espera-se que esta proposta estimule os alunos a novos olhares ao meio onde vivem, por meio de uma educação crítica consubstanciada no/pelo contexto local. |
Abstract: | The municipality of Caçapava do Sul/RS is a traditional geoscience teaching and research school, given the scientific importance of its geological heritage, which also constitutes a potential for sustainable development, promoted by initiatives related to geotourism. This work presents a didactic proposal, of a theoretical nature and qualitative character, which seeks to promote the perception and interpretation of the geological heritage of Caçapava do Sul/RS with a view to favoring the teaching and learning processes of Sciences, enabling the approach of its school community with the theme local geodiversity. The target audience of this didactic proposal consists of students from the final years of elementary school, and the main objective is to propose a teaching plan based on the elements of local geodiversity, in view of correlations between them and the school curriculum. As theoretical subsidies and for the purpose of proposing interventions, particularities were sought in the concepts of progressive differentiation and integrative reconciliation, typical of the Theory of Meaningful Learning. Scientific Literacy concepts/principles were also used, which provide structuring contributions for this study and planning, limited to all its actions, within the scope of a more committed education and capable of enabling Science to consolidate itself as a nature reading language. It is hoped that this proposal will encourage students to take a new look at the environment where they live, through a critical education embodied in/by the local context. |
Palavras-chave: | Patrimônio geológico Plano de ensino Teoria da Aprendizagem Significativa Alfabetização Científica Geological heritage Teaching plan Meaningful Learning Progressive differentiation Integrative reconciliation Scientific Literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Gestão e Educação Ambiental |
Citação: | CORRÊA, Ana Paula Souza. Percepção ambiental da geodiversidade: uma proposta didática ao ensino das ciências. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Educação Ambiental) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7763 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão e Educação Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Souza Corrêa - 2020.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.