Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7763
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, André Luís Silva da-
dc.creatorCorrêa, Ana Paula Souza-
dc.date.accessioned2022-11-09T19:06:04Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-09T19:06:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCORRÊA, Ana Paula Souza. Percepção ambiental da geodiversidade: uma proposta didática ao ensino das ciências. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Educação Ambiental) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7763-
dc.description.abstractThe municipality of Caçapava do Sul/RS is a traditional geoscience teaching and research school, given the scientific importance of its geological heritage, which also constitutes a potential for sustainable development, promoted by initiatives related to geotourism. This work presents a didactic proposal, of a theoretical nature and qualitative character, which seeks to promote the perception and interpretation of the geological heritage of Caçapava do Sul/RS with a view to favoring the teaching and learning processes of Sciences, enabling the approach of its school community with the theme local geodiversity. The target audience of this didactic proposal consists of students from the final years of elementary school, and the main objective is to propose a teaching plan based on the elements of local geodiversity, in view of correlations between them and the school curriculum. As theoretical subsidies and for the purpose of proposing interventions, particularities were sought in the concepts of progressive differentiation and integrative reconciliation, typical of the Theory of Meaningful Learning. Scientific Literacy concepts/principles were also used, which provide structuring contributions for this study and planning, limited to all its actions, within the scope of a more committed education and capable of enabling Science to consolidate itself as a nature reading language. It is hoped that this proposal will encourage students to take a new look at the environment where they live, through a critical education embodied in/by the local context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio geológicopt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectGeological heritagept_BR
dc.subjectTeaching planpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectProgressive differentiationpt_BR
dc.subjectIntegrative reconciliationpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.titlePercepção ambiental da geodiversidade: uma proposta didática ao ensino das ciênciaspt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297509686145985pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808253492421363pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Anelise Marlene-
dc.contributor.referee2Hartmann , Angela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2639464990085544pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão e Educação Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO município de Caçapava do Sul/RS é uma tradicional escola de ensino e pesquisas em geociências, visto a importância científica de seu patrimônio geológico, que também constitui um potencial para o desenvolvimento sustentável, promovido por iniciativas relacionadas ao geoturismo. Este trabalho apresenta uma proposta didática, de natureza teórica e caráter qualitativo, que busca promover a percepção e interpretação do patrimônio geológico de Caçapava do Sul/RS com vistas ao favorecimento dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências, possibilitando a aproximação de sua comunidade escolar com a temática da geodiversidade local. O público-alvo desta proposta didática consiste em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, e como objetivo principal tem-se a proposição de um plano de ensino apoiado nos elementos da geodiversidade local, tendo em vista correlações entre eles e o currículo da escola. Como subsídios teóricos e para fins de proposição das intervenções, buscaram-se particularidades dos conceitos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, próprios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Fez-se ainda uso de conceitos/princípios próprios da Alfabetização Científica, os quais fornecem aportes estruturadores para esse estudo e planejamentos, circunscritos a todas as suas ações, no âmbito de uma educação mais comprometida e capaz de possibilitar que a Ciência se consolide como uma linguagem de leitura da natureza. Espera-se que esta proposta estimule os alunos a novos olhares ao meio onde vivem, por meio de uma educação crítica consubstanciada no/pelo contexto local.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão e Educação Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana Paula Souza Corrêa - 2020.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.