Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7748
Tipo: Dissertação
Título : Concepções de corpo, gênero e currículo na educação física do ensino médio
Otros títulos : Conceptions of body, gender and curriculum in high school physical education
Autor(es): Mariano, Vinícius Gonçalves
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Coorientador: Bonetti, Alinne de Lima
Resumo: Esta dissertação de mestrado, apresenta os desdobramentos de uma pesquisa que se propôs a discutir sobre as temáticas referentes às concepções de corpo, gênero e currículo entre professoras e professores de Educação Física de escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Tal estudo teve como objetivo central, compreender a influência das concepções de corpo e gênero entre professoras e professores de Educação Física do Ensino Médio na organização do currículo da disciplina de Educação Física. Assim, a abordagem metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa é de caráter qualitativo e delineou-se, quanto aos seus objetivos, como descritivo explicativo. Utilizou-se-á como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e como principal aporte metodológico para a análise dessas entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Diante disso, podemos afirmar que as experiências e vivências pregressas das e dos participantes desta investigação, influenciam na escolha dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas da disciplina, e sobretudo na organização do currículo, haja vista a recorrência do ensino dos esportes coletivos.
Resumen : This master’s degree dissertation presents the results of a research that proposed to discuss the themes related to the conceptions of body, gender, and curriculum among Physical Education teachers in public schools in the city of Uruguaiana, Rio Grande do Sul. This study had as main objective to understand the influence of the conceptions of body and gender among Physical Education teachers of high school institutions, specifically in the planning of the curriculum of the Physical Education discipline. Therefore, the methodological approach to the development of this research is of a qualitative character and was outlined as explanatory descriptive. A semistructured interview was used as a data collection instrument, and content analysis was used as the main methodological input for the analysis of these interviews. Thus, we can assure that the participants’ experiences in this investigation influence the choice of contents to be worked on in the discipline's classes, and above all in the organization of the curriculum, given the recurrence of the teaching of team sports.
Palabras clave : Gender
Teaching
Gênero
Conteúdos
Docência
Contents
Currículo
Educação Física
Curriculum
Physical education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : MARIANO, Vinícius Gonçalves. Concepções de corpo, gênero e currículo na educação física do ensino médio. 72 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7748
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VINÍCIUS GONÇALVES MARIANO ate AGO 2022.pdf911.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.