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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ensino remoto e o conflito trabalho-família durante a pandemia da Covid-19: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superior
Otros títulos : Remote education and the work-family conflict during the Covid-19 pandemic: a study with teachers of a federal higher education institution
Educación a distancia y el conflicto trabajo-familiar durante la pandemia del Covid-19: un estudio con docentes de una institución de educación superior federal
Autor(es): Machado, Andrieli Gonçalves
Primeiro Orientador: Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer
1° Membro da banca: Flores, Silvia Amélia Mendonça
2° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar como se manifesta o conflito trabalho-família em docentes de uma instituição federal de ensino no contexto do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, utilizando-se de uma survey com docentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), totalizando 224 (duzentos e vinte e quatro) respondentes. É evidente que a pandemia de COVID-19 causou várias consequências para os mais diversos profissionais. Como resultado, identificou-se que ocorreu interferência do trabalho na família, em que a atividade laboral distanciou os indivíduos das atividades familiares, visto que o trabalho passou a fazer parte do ambiente familiar, porém em relação as interferências da família no trabalho observaram-se que as mesmas foram de menor intensidade e relacionadas ao processo de preocupações da vida laboral para a vida pessoal. Por fim, concluiu-se que independentemente do nível de interferência do trabalho na família e da família no trabalho ocorreram impactos significativos nas áreas pessoal, profissional e emocional, bem como o acúmulo de funções pelos docentes investigados.
Resumen : This article aims to analyze how the work-family conflict manifests itself in teachers of a federal educational institution in the context of remote teaching during the COVID-19 pandemic. A quantitative, descriptive research was carried out, using a survey with professors from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), totaling 224 (two hundred and twenty-four) respondents. It is evident that the COVID-19 pandemic has had several consequences for the most diverse professionals. As a result, it was identified that there was interference of work in the family, in which the work activity distanced individuals from family activities, since work became part of the family environment, but in relation to the interference of the family at work, it was observed that they were of lesser intensity and related to the process of concerns from working life to personal life. Finally, it was concluded that, regardless of the level of interference of work in the family and the family at work, significant impacts occurred in the personal, professional and emotional areas, as well as the accumulation of functions by the investigated teachers.
Este artículo tiene como objetivo analizar cómo se manifiesta el conflicto trabajo-familia en docentes de una institución educativa federal en el contexto de la enseñanza a distancia durante la pandemia del COVID-19. Se realizó una investigación cuantitativa, descriptiva, mediante encuesta con profesores de la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), totalizando 224 (doscientos veinticuatro) encuestados. Es evidente que la pandemia del COVID-19 ha tenido varias consecuencias para los más diversos profesionales. Como resultado, se identificó que existía interferencia del trabajo en la familia, en la que la actividad laboral alejaba a los individuos de las actividades familiares, ya que el trabajo pasó a formar parte del ámbito familiar, pero en relación a la interferencia familiar en el trabajo, se observó que fueron de menor intensidad y se relacionaron con el proceso de inquietudes de la vida laboral a la vida personal. Finalmente, se concluyó que, independientemente del nivel de interferencia del trabajo en la familia y de la familia en el trabajo, ocurrieron impactos significativos en las áreas personal, profesional y emocional, así como en la acumulación de funciones por parte de los docentes investigados.
Palabras clave : Conflito trabalho-família
Ensino remoto
Pandemia
Docentes
Work-family conflict
Remote teaching
Pandemic
Teachers
Conflicto trabajo-familia
Enseñanza a distancia
Pandemia
Maestros
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : MACHADO, Andrieli Gonçalves. Ensino remoto e o conflito trabalho-família durante a pandemia da Covid-19: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superior. 30p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7703
Fecha de publicación : 1-ago-2022
Aparece en las colecciones: Administração

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