Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7586
Tipo: Dissertação
Título: Uma Proposta de Alfabetização Científica e Tecnológica Sobre Nanoestruturas em Cosméticos
Autor(es): Perez, Letícia Cantiliano
Primeiro Orientador: Guadagnini, Paulo Henrique
Coorientador: Barlette, Vania Elisabeth
1° Membro da banca: Guadagnini, Paulo Henrique
2° Membro da banca: Duso, Leandro
3° Membro da banca: Pereira, Gabriela Garrastazu
4° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor, implementar e avaliar uma sequência didático pedagógica orientada pela educação científica e tecnológica sobre nanotecnologia de produtos cosméticos para o ensino técnico em Estética. Aliou-se a esse trabalho a Teoria de Ensino Desenvolvimental, a qual visa tanto a interação social quanto o desenvolvimento dos conteúdos e de processos e estratégias de pensamento, e a aplicação de tarefas, juntamente com a abordagem em Ciência Tecnologia e Sociedade mediada pela Controvérsia Controlada, com a intenção de construir estratégias que estimulem o aluno a pensar gerando um processo de conscientização sobre o uso de nanocosméticos. Foram desenvolvidas 4 Atividades divididas em momentos distintos, totalizando 20 horas de aula. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva, desenvolvida em uma escola técnica localizada na região da Campanha no Rio Grande do Sul. A coleta dos dados se deu por meio de aplicação de questionários, filmagens, áudios relatos da professora pesquisadora, discussões com os alunos, fotografias, registros escritos e construção de materiais de estudo. Os dados foram reunidos e analisados em uma tentativa de aproximação à análise textual discursiva. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da intervenção didática, contribuíram para a construção de conhecimentos e formação cidadã dos alunos, trazendo evidências de uma aprendizagem contextualizada.
Abstract: This study aims to propose, implement and evaluate a didactic-pedagogical sequence guided by scientific and technological education on nanotechnology of cosmetic products for technical teaching in Aesthetics. The Theory of Developmental Teaching was added to this work, which aims at both social interaction and the development of content and thought processes and strategies, and the application of tasks, together with the approach in Science, Technology and Society mediated by the Controversy Controlled, with the intention of building strategies that encourage the student to think, generating a process of awareness about the use of nanocosmetics. Four activities were developed divided into different moments, totaling 20 hours of class. We opted for a research with a qualitative methodological approach of a descriptive nature, developed in a technical school located in the Campanha region in Rio Grande do Sul. Data collection took place through the application of questionnaires, filming, audio reports from the researcher professor, discussions with students, photographs, written records and the construction of study materials. The data were gathered and analyzed in an attempt to approach discursive textual analysis. The results obtained indicate that the activities developed through the didactic intervention, contributed to the construction of knowledge and citizen education of the students, bringing evidence of contextualized learning.
Palavras-chave: Ciência Tecnologia e Sociedade
Nanotecnologia
Teoria de ensino desenvolvimental
Modelização
Controvérsia sóciocientífica
Science Technology and Society
Nanotechnology
Developmental teaching theory
Modeling
Socio-scientific controversy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: PEREZ, Letícia Cantiliano. Uma proposta de alfabetização científica e tecnológica sobre nanoestruturas em cosméticos. 183p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) –Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7586
Data do documento: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-LeticiaCantiliano.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto educacional-LETÍCIACANTILIANO.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.