???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7586
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.creatorPerez, Letícia Cantiliano-
dc.date.accessioned2022-09-14T12:14:29Z-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-14T12:14:29Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationPEREZ, Letícia Cantiliano. Uma proposta de alfabetização científica e tecnológica sobre nanoestruturas em cosméticos. 183p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) –Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7586-
dc.description.abstractThis study aims to propose, implement and evaluate a didactic-pedagogical sequence guided by scientific and technological education on nanotechnology of cosmetic products for technical teaching in Aesthetics. The Theory of Developmental Teaching was added to this work, which aims at both social interaction and the development of content and thought processes and strategies, and the application of tasks, together with the approach in Science, Technology and Society mediated by the Controversy Controlled, with the intention of building strategies that encourage the student to think, generating a process of awareness about the use of nanocosmetics. Four activities were developed divided into different moments, totaling 20 hours of class. We opted for a research with a qualitative methodological approach of a descriptive nature, developed in a technical school located in the Campanha region in Rio Grande do Sul. Data collection took place through the application of questionnaires, filming, audio reports from the researcher professor, discussions with students, photographs, written records and the construction of study materials. The data were gathered and analyzed in an attempt to approach discursive textual analysis. The results obtained indicate that the activities developed through the didactic intervention, contributed to the construction of knowledge and citizen education of the students, bringing evidence of contextualized learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectTeoria de ensino desenvolvimentalpt_BR
dc.subjectModelizaçãopt_BR
dc.subjectControvérsia sóciocientíficapt_BR
dc.subjectScience Technology and Societypt_BR
dc.subjectNanotechnologypt_BR
dc.subjectDevelopmental teaching theorypt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectSocio-scientific controversypt_BR
dc.titleUma Proposta de Alfabetização Científica e Tecnológica Sobre Nanoestruturas em Cosméticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee1Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee2Duso, Leandro-
dc.contributor.referee3Pereira, Gabriela Garrastazu-
dc.contributor.referee4Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo propor, implementar e avaliar uma sequência didático pedagógica orientada pela educação científica e tecnológica sobre nanotecnologia de produtos cosméticos para o ensino técnico em Estética. Aliou-se a esse trabalho a Teoria de Ensino Desenvolvimental, a qual visa tanto a interação social quanto o desenvolvimento dos conteúdos e de processos e estratégias de pensamento, e a aplicação de tarefas, juntamente com a abordagem em Ciência Tecnologia e Sociedade mediada pela Controvérsia Controlada, com a intenção de construir estratégias que estimulem o aluno a pensar gerando um processo de conscientização sobre o uso de nanocosméticos. Foram desenvolvidas 4 Atividades divididas em momentos distintos, totalizando 20 horas de aula. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva, desenvolvida em uma escola técnica localizada na região da Campanha no Rio Grande do Sul. A coleta dos dados se deu por meio de aplicação de questionários, filmagens, áudios relatos da professora pesquisadora, discussões com os alunos, fotografias, registros escritos e construção de materiais de estudo. Os dados foram reunidos e analisados em uma tentativa de aproximação à análise textual discursiva. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da intervenção didática, contribuíram para a construção de conhecimentos e formação cidadã dos alunos, trazendo evidências de uma aprendizagem contextualizada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao-LeticiaCantiliano.pdf2.21 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto educacional-LETÍCIACANTILIANO.pdf2.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???