Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7546
Tipo: Dissertação
Título : Franquias jornalísticas em transformação: o potencial do audiovisual para a narrativa transmidiática no Diário de Santa Maria
Autor(es): Noal, Luis Geovanne Isbarrola
Primeiro Orientador: Belochio, Vivian de Carvalho
1° Membro da banca: Baccin, Alciane Nolibos
2° Membro da banca: Thier, Roberta Roos
3° Membro da banca: Lindemann, Cristiane
Resumo: Esta dissertação foi elaborada com o propósito de contribuir com a percepção sobre as mudanças que as mídias impressas sofrem a partir do momento em que adicionam o formato audiovisual em suas redações. A produção tem como objetivo geral investigar como as franquias impressas potencializam estratégias de narrativa transmidiática através de produções audiovisuais nas suas plataformas digitais. Parte-se do pressuposto que esse formato audiovisual traz diferenças significativas para as franquias jornalísticas que estão adaptadas ao formato padrão do impresso. A partir do momento em que integram o audiovisual como formato, em espaços onde ele é possibilitado, suspeita-se que possa ocorrer uma quebra de paradigma dentro das redações. Para atingir seu objetivo, o trabalho se sustenta em três partes: apoio teórico, procedimentos metodológicos e conclusão. A discussão teórica está presente na primeira, segunda e terceira seções. Eles dissertam sobre cultura da convergência (JENKINS, 2009), franquias jornalísticas e permite uma teorização sobre uma outra natureza do formato híbrido de produção nas redações de mídias impressas. Ainda nestes capítulos teóricos, discorre-se sobre a inserção do jornalismo audiovisual nas franquias, aprofundando-se no webjornalismo audiovisual (NOGUEIRA, 2005; BECKER; TEIXEIRA, 2008; 2009) e suas especificidades, WebTVs (RIBEIRO, 2012; ROOS, 2019), distribuição multiplataforma e lógica transmídia (SOUZA, 2011). A quarta seção destaca os procedimentos metodológicos. Nesta etapa, realizou-se a análise de conteúdo (GIL, 2008; BARDIN, 1997) e a entrevista semiestruturada (BONI; QUARESMA, 2005). Nessa etapa, tem-se como objeto de análise o Diário de Santa Maria. Os resultados mostraram que a inserção na produção audiovisual configura mudanças bastante significativas para o jornal e fomentam a discussão sobre o jornalismo ser um elemento da indústria criativa (SILVA, 2018), a partir do momento em que o jornalista passa a ter acesso a um formato inédito, afetando a estrutura das organizações na prática, a partir do momento em que há novos formatos de apuração, produção, veiculação e consumo (BELOCHIO; BARICHELLO; ARRUDA, 2017). A utilização de materiais ao vivo também provoca transformações referentes à instantaneidade da prática jornalística, ao mesmo tempo que a análise mostra a existência de um potencial a ser melhor explorado pela franquia, o que confere a existência de um padrão híbrido na redação.
Resumen : This dissertation was prepared with the purpose of contributing to the perception of the changes that print media undergo from the moment they add the audiovisual format in their newsrooms. The production's general objective is to investigate how print franchises leverage transmedia storytelling strategies through audiovisual productions on their digital platforms. It is assumed that this audiovisual format brings significant differences to journalistic franchises that are adapted to the standard print format. From the moment they integrate the audiovisual as a format, in spaces where it is made possible, it is suspected that a paradigm shift may occur within the newsrooms. To achieve its objective, the work is based on three parts: theoretical support, methodological procedures and conclusion. The theoretical discussion is present in the first 3 sections. These chapters discuss convergence culture (JENKINS, 2009), journalistic franchises and allow for theorizing about another nature of the hybrid format of production in print media newsrooms. Still in these theoretical chapters, the insertion of audiovisual journalism in franchises is discussed, deepening into audiovisual webjournalism (NOGUEIRA, 2005; BECKER; TEIXEIRA, 2008; 2009) and their specificities, WebTVs (RIBEIRO, 2012; ROOS, 2019), multiplatform distribution and transmedia logic (SOUZA, 2011). The fourth section highlights the methodological procedures. In this stage, analysis (GIL, 2008; BARDIN, 1997) and semi-structured interview (BONI; QUARESMA, 2005) were carried out. At this stage, the Diary of Santa Maria is the object of analysis. The results showed that the insertion in audiovisual production configures very significant changes for the newspaper and encourages the discussion about journalism being an element of the creative industry (SILVA, 2018), from the moment the journalist has access to a format unprecedented, affecting the structure of organizations in practice, from the moment there are new formats of verification, production, placement and consumption (BELOCHIO; BARICHELLO; ARRUDA, 2017). The use of live materials also causes transformations regarding the instantaneity of journalistic practice, at the same time that the analysis shows the existence of a potential to be better explored by the franchise, which gives the existence of a hybrid pattern in the newsroom.
Palabras clave : Jornalismo
Comunicações multimídia
Mídia digital
Jornalismo eletrônico
Comunicação
Diário de Santa Maria
Journalism
Multimedia communications
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : NOAL, Luis Geovanne Isbarrola. Franquias jornalísticas em transformação: o potencial do audiovisual para a narrativa transmidiática no Diário de Santa Maria. 2022. 187 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7546
Fecha de publicación : 1-jul-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luis Geovanne Isbarrola Noal 2022.pdf6.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.