Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7497
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afroetnomatemática como alternativa para enfrentamento de prática racistas no ambiente escolar
Autor(es): Oliveira, Willian Peres de
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
3° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Resumo: Os processos de colonização brasileira deixaram marcas que se expressam como bases do racismo estrutural, que molda e reproduz também o racismo na dinâmica das instituições, implicando diretamente na educação. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva “investigar e refletir sobre o papel da Afroetnomatemática na abordagem de relações étnico-raciais e de valorização da matemática africana em aulas de matemática”. Para isso, a discussão teórica trata das dimensões do racismo no Brasil, da matemática e colonialidade, da Afroetnomatemática e da matemática de cultura africana, com destaque às ideias matemáticas originárias da África, mais especificamente da geometria Sona, além de uma breve análise dos documentos da BNCC e Referencial Curricular Gaúcho no que diz respeito às relações étnico-raciais. A metodologia escolhida é de abordagem qualitativa. A produção de dados ocorreu por meio da observação participante e de questionários de entrevistas, aplicados em conjunto com uma formação sobre a temática da Afroetnomatemática para professores que ensinam matemática em escolas públicas de Bagé. Os resultados apontaram a urgência em torno de alternativas educacionais que sejam caminhos concretos para o enfrentamento do racismo em nossa sociedade e que a Afroetnomatemática tem potencial para cumprir um papel transformador em instituições educacionais, no que diz respeito à construção de um programa educacional de enfrentamento ao racismo.
Abstract: The processes of Brazilian colonization left marks that are expressed as the basis of structural racism, which also shapes and reproduces racism in the dynamics of institutions, directly implying education. In this context, this research aims to “investigate and reflect on the role of Afroethnomathematics in approaching ethnic racial relations and in valuing African mathematics in mathematics classes”. For this, the theoretical discussion deals with the dimensions of racism in Brazil, mathematics and coloniality, Afroethnomathematics and mathematics of African culture, with emphasis on mathematical ideas originating in Africa, more specifically Sona geometry, in addition to a brief analysis of the documents of the BNCC and Gaucho Curriculum Reference with regard to ethnic-racial relations. The methodology chosen has a qualitative approach. Data production took place through participant observation and interview questionnaires, applied together with training on the subject of Afroethnomathematics for teachers who teach mathematics in public schools in Bagé. The results showed the urgency around educational alternatives that are concrete ways to face racism in our society and that Afroethnomathematics has the potential to fulfill a transforming role in educational institutions, with regard to the construction of an educational program to confront racismo. racist practices.
Palavras-chave: Racismo estrutural
Racismo institucional
Afroetnomatemática
Relações Étnico-raciais
Educação Matemática
Structural racism
Institutional racism
Afroethnomathematics
Ethnic - Racial Relations
Mathematics Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: OLIVEIRA, Willian Peres de. Afroetnomatemática como alternativa para enfrentamento de prática racista no ambiente escolar. 67 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7497
Data do documento: 16-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Willian_V_final.pdf10.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.