Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7482
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Algumas reflexões sobre o trabalho da poesia de cordel na disciplina de literatura no ensino médio
Autor(es): Machado, Dirlane Soares
Primeiro Orientador: Córdoba, Alexander Severo
1° Membro da banca: Córdoba, Alexander Severo
3° Membro da banca: Dutra, Giovani Del Castillo
4° Membro da banca: Silva, Josineide Ribeiro da
Resumo: O presente estudo configura-se em uma pesquisa quantitativa que busca novas metodologias para trabalhar com o gênero Cordel em sala de aula, o foco é trabalhar esse gênero literário com alunos do Ensino Médio de uma forma prazerosa para incentivar o gosto e o hábito de leitura em suas vidas. Primeiramente, foi feita uma pesquisa on-line por meio do Google Forms com professores de Literatura no Ensino Médio que serviu como fonte de coleta de dados no período de 04 de junho de 2022 a 10 de junho de 2022. Como resultado geral, este estudo nos mostra o seguinte: o gênero cordel não é abordado em sala de aula principalmente aqui no Sul. Trabalhá lo em sala de aula pode ampliar as questões culturais entre regiões brasileiras; fazendo com que os alunos ampliem sua visão de mundo.
Resumen: El presente estudio se configura en una investigación cuantitativo que busca nuevas metodologías para trabajar el género Cordel en el aula, pues el enfoque es trabajar este género literario con los estudiantes de secundaria de una manera placentera para fomentar el gusto y el hábito de la lectura en sus vidas. En primer lugar, se realizó una encuesta online a través de Google Forms con profesores de literatura de secundaria que sirvió como fuente de recogida de datos en el periodo comprendido entre el 04 de junio de 2022 y el 10 de junio de 2022. Como resultado general, este estudio nos muestra lo siguiente: el género del cordel no se trabaja en el aula principalmente aquí en el Sur. Defendemos que trabajarlo en el aula puede ampliar las cuestiones culturales entre las regiones brasileñas; consecuentemente, esto lleva con que los estudiantes amplíen su visión del mundo.
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Ensino de Literatura
Ensino Médio
Literatura Cordeliana
Enseñanza de la literatura
Enseñanza Secundaria
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: MACHADO, Dirlane Soares. Algumas reflexões sobre o trabalho da poesia de cordel na disciplina de literatura no ensino médio. 21 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7482
Data do documento: 23-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIRLANE SOARES MACHADO2022.pdfDirlane Soares Machado 2022416.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.