Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7482
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Algumas reflexões sobre o trabalho da poesia de cordel na disciplina de literatura no ensino médio |
Autor(es): | Machado, Dirlane Soares |
Primeiro Orientador: | Córdoba, Alexander Severo |
1° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
3° Membro da banca: | Dutra, Giovani Del Castillo |
4° Membro da banca: | Silva, Josineide Ribeiro da |
Resumo: | O presente estudo configura-se em uma pesquisa quantitativa que busca novas metodologias para trabalhar com o gênero Cordel em sala de aula, o foco é trabalhar esse gênero literário com alunos do Ensino Médio de uma forma prazerosa para incentivar o gosto e o hábito de leitura em suas vidas. Primeiramente, foi feita uma pesquisa on-line por meio do Google Forms com professores de Literatura no Ensino Médio que serviu como fonte de coleta de dados no período de 04 de junho de 2022 a 10 de junho de 2022. Como resultado geral, este estudo nos mostra o seguinte: o gênero cordel não é abordado em sala de aula principalmente aqui no Sul. Trabalhá lo em sala de aula pode ampliar as questões culturais entre regiões brasileiras; fazendo com que os alunos ampliem sua visão de mundo. |
Resumen: | El presente estudio se configura en una investigación cuantitativo que busca nuevas metodologías para trabajar el género Cordel en el aula, pues el enfoque es trabajar este género literario con los estudiantes de secundaria de una manera placentera para fomentar el gusto y el hábito de la lectura en sus vidas. En primer lugar, se realizó una encuesta online a través de Google Forms con profesores de literatura de secundaria que sirvió como fuente de recogida de datos en el periodo comprendido entre el 04 de junio de 2022 y el 10 de junio de 2022. Como resultado general, este estudio nos muestra lo siguiente: el género del cordel no se trabaja en el aula principalmente aquí en el Sur. Defendemos que trabajarlo en el aula puede ampliar las cuestiones culturales entre las regiones brasileñas; consecuentemente, esto lleva con que los estudiantes amplíen su visión del mundo. |
Palavras-chave: | Literatura de Cordel Ensino de Literatura Ensino Médio Literatura Cordeliana Enseñanza de la literatura Enseñanza Secundaria |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | MACHADO, Dirlane Soares. Algumas reflexões sobre o trabalho da poesia de cordel na disciplina de literatura no ensino médio. 21 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7482 |
Data do documento: | 23-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIRLANE SOARES MACHADO2022.pdf | Dirlane Soares Machado 2022 | 416.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.