Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7454
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Leitura em redes de afeto e de empatia: uma discussão acerca da formação de professores para projetos de leitura no cárcere
Autor(es): Dorneles, Guilherme de Lima
Primeiro Orientador: Richter, Marcela Wanglon
1° Membro da banca: Richter, Marcela Wanglon
2° Membro da banca: Jardim, Luciana Abreu
3° Membro da banca: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: É consenso entre pesquisadores da leitura e da área de formação de leitores que o ato de ler é transformador. Quando consideramos a leitura nos espaços do cárcere o sentido transformador do livro ganha contornos ainda mais sensíveis e humanitários. Neste contexto, o papel transformador de educadores e educadoras merece visibilidade. Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de educadores que se dedicam a desenvolver projetos de leitura no cárcere. A pesquisa foi desenvolvida a partir de três momentos. Inicialmente, propõe uma reflexão teórica a partir de julho de 2021. Em sua segunda etapa, apresentamos as análises para as entrevistas que foram realizadas com quatro educadoras que realizam projetos de leitura no cárcere. Por fim, estabelecemos reflexão que integra teoria e os depoimentos compartilhados pelas entrevistadas.
Resumen : It is a consensus among researchers in reading and in the area of reader training that the act of reading is transformative. When we consider reading in prison spaces, the transforming meaning of the book takes on even more sensitive and humanitarian contours. In this context, the transforming role of educators deserves visibility. This work presents a research on the formation of educators who are dedicated to developing reading projects in prison. The research was developed from three moments. Initially, it proposes a theoretical reflection from July 2021. In its second stage, we present the analyzes for the interviews that were carried out with four educators who carry out reading projects in prison. Finally, we establish a reflection that integrates theory and the testimonies shared by the interviewees.
Palabras clave : Leitura
Literatura
Cárcere
Empatia
Reading
Literature
Prison
Empathy
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : DORNELES, Guilherme de Lima. Leitura em redes de afeto e de empatia: uma discussão acerca da formação de professores para projetos de leitura no cárcere. 34 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7454
Fecha de publicación : 21-feb-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Guilherme de Lima Dorneles2022.pdfGuilherme de Lima Dorneles 20221.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.