Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7283
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Implicações da pandemia COVID-19 no ensino-aprendizagem: estudo sobre as percepções do ensino remoto. |
Autor(es): | Garrastazu, Vanessa Lemos |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de |
1° Membro da banca: | Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de |
2° Membro da banca: | Albano, Cláudio Sonaglio |
3° Membro da banca: | Ferreira, Evelise Pereira |
Resumo: | O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, que afetou diversos âmbitos da sociedade, como por exemplo as instituições de ensino que tiveram suas atividades suspensas. Neste contexto, com o intuito de prevenir possíveis contágios pelo novo corona vírus, surgiu o ensino remoto emergencial. A Universidade Federal do Pampa foi uma das instituições de ensino superior que teve seu período letivo afetado. Desta maneira, o presente trabalho tem por objetivo, analisar quais as principais ações tomadas pela Unipampa neste período; bem como analisar as percepções dos alunos do curso de Engenharia de Produção quanto ao Ensino Remoto Emergencial e a utilização de metodologias ativas de ensino. A caracterização da presente pesquisa, é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois questionários online, sendo um voltado para os professores do curso e outro para os alunos, onde as questões estão separadas em quatro seções: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As forças e a fraquezas estão relacionadas com os atributos da sala de aula, enquanto que as oportunidades e ameaças estão relacionadas com atributos do ambiente. Juntas essas quatro seções formam a matriz SWOT, que é uma ferramenta gerencial que foi utilizada para analisar o ambiente interno e externo em que ocorreu o ensino remoto emergencial do curso de Engenharia de Produção da Unipampa, com o intuito de encontrar oportunidades de melhoria e otimização do desempenho. Ao final desta pesquisa foi possível concluir que, de forma geral o ensino remoto emergencial possibilitou a reinvenção das práticas pedagógicas e a oportunidade de melhorar habilidades tanto para os alunos quanto para os professores, no entanto ainda existem alguns aspectos que necessitam de atenção para garantir a qualidade do ensino. |
Resumen : | The year 2020 was marked by the Covid-19 pandemic, which affected different areas of society, such as educational institutions that had their activities suspended. In this context, in order to prevent possible contagion by the new corona virus, emergency remote teaching emerged. The Federal University of Pampa was one of the higher education institutions that had its academic period affected. Thus, the present work aims to analyze the main actions taken by Unipampa in this period; as well as analyzing the perceptions of the Production Engineering course students regarding Emergency Remote Teaching and the use of active teaching methodologies. The characterization of this research is classified as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. Data collection was carried out through the application of two online questionnaires, one aimed at the course professors and the other for students, where the questions are separated into four sections: strengths, weaknesses, opportunities and threats. Strengths and weaknesses are related to classroom attributes, while opportunities and threats are related to environmental attributes. Together these four sections form the SWOT matrix, which is a management tool that was used to analyze the internal and external environment in which the emergency remote teaching of the Production Engineering course at Unipampa took place, in order to find opportunities for improvement and optimization of performance. At the end of this research, it was possible to conclude that, in general, emergency remote teaching enabled the reinvention of pedagogical practices and the opportunity to improve skills for both students and teachers, however there are still some aspects that need attention to ensure the quality of education. |
Palabras clave : | Engenharia de Produção Ensino remoto emergencial Metodologias ativas de ensino Covid-19 Matriz SWOT Production Engineering Emergency remote teaching Active teaching methodologies SWOT matrix |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | GARRASTAZU, Vanessa Lemos. Implicações da pandemia COVID-19 no ensino-aprendizagem: estudo sobre as percepções do ensino remoto. 97 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7283 |
Fecha de publicación : | 1-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Produção |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FINAL.PDF | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.