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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Materialismo, compra por impulso e endividamento: um estudo com consumidores na base da pirâmide
Otros títulos : Materialism, impulse purchasing and indebtedness: a study with consumers at the base of the pyramid
Materialismo, compra de impulso y endeudamiento: un estudio con consumidores en la base de la pirâmide
Autor(es): Azevedo, Jaiane dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Flores, Silvia Amelia Mendonça
2° Membro da banca: Floriano, Mikaela Daiane Prestes
Resumo: O consumo excessivo pode gerar impactos negativos na vida dos consumidores com rendas mais restritas. Sendo assim, com o objetivo de analisar a relação entre materialismo, compra por impulso e endividamento em consumidores da base da pirâmide, foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, descritiva, a partir do método survey. A pesquisa contou com 202 respondentes da base da pirâmide, residentes na cidade de Santana do Livramento. Dentre os principais achados, os resultados evidenciaram que o materialismo e a compra por impulso possuem uma correlação moderada positiva, fortalecendo o entendimento de que o nível de materialismo pode se relacionar à impulsividade dos indivíduos da base da pirâmide. Entretanto, quando estas variáveis foram analisadas com a variável endividamento não apresentaram valores significativos que indicassem a presença de uma correlação. Os resultados também revelam que os consumidores deste estudo, em geral, possuem grau baixo e intermediário de materialismo, não tendem a comprar por impulso e não são propensos ao endividamento. E como características sociodemográficas tem-se um perfil de respondentes que em sua maioria é composto por mulheres, de idades entre 39 a 48 anos, solteiras, com escolaridade até o ensino médio completo, que possuem até três filhos, e dispõem de renda familiar mensal de até R$ 1.100,00. Vale ressaltar que esta pesquisa trouxe contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais ao abranger uma parcela mais vulnerável da população e evidenciar o comportamento de consumo desses consumidores, em tempos de pandemia e mudanças no seu consumo.
Resumen : Excessive consumption can impact the lives of consumers with more restricted incomes. Therefore, in order to analyze the relationship between materialism, impulse buying and indebtedness in consumers at the base of the pyramid, a different type of descriptive research was carried out, using the survey method. The survey with 202 respondents from the base of the pyramid, residing in the city of Santana do Livramento. Among the main findings, the results show that materialism and impulse buying have a positive evaluation, reinforcing the understanding that the level of materialism can be evidenced by individuals at the base of the pyramid. However, when these variables are vital, they do not have values that indicate the presence of evidence. The results also show that consumers buy this study in general, have a low and intermediate degree of materialism, do not tend to be on impulse and are not prone to indebtedness. And as sociodemographic characteristics, an average profile of respondents is composed of women aged between 9 and 48 children, with schooling up to three years of complete education, their family income in three years, and their monthly family income of up to R$ 1.100,00. It is worth mentioning that this research brought academic, managerial and social contributions by covering a more vulnerable part of the population and highlighting the behavior of these consumers, in times of pandemic and changes in their consumption.
Resumen: El consumo excesivo puede generar impactos negativos en la vida de los consumidores con ingresos más restringidos. Por ello, con el fin de analizar la relación entre materialismo, compra impulsiva y endeudamiento en los consumidores de la base de la pirámide, se realizó una investigación cuantitativa, descriptiva mediante el método de la encuesta. La encuesta tuvo 202 encuestados de la base de la pirámide, residentes en la ciudad de Santana do Livramento. Entre los principales hallazgos, los resultados mostraron que el materialismo y la compra impulsiva tienen una correlación positiva moderada, fortaleciendo la comprensión de que el nivel de materialismo puede estar relacionado con la impulsividad de los individuos en la base de la pirámide. Sin embargo, cuando estas variables fueron analizadas con la variable endeudamiento, no presentaron valores significativos que indiquen la presencia de una correlación. Los resultados también revelan que los consumidores de este estudio, en general, tienen un grado de materialismo bajo e intermedio, no tienden a comprar por impulso y no son propensos al endeudamiento. Y como características sociodemográficas, se tiene un perfil de encuestados que en su mayoría está compuesto por mujeres, con edades entre 39 y 48 años, solteras, con escolaridad hasta secundaria completa, que tienen hasta tres hijos, y cuentan con ingresos familiares mensuales de hasta R$ 1.100,00. Cabe mencionar que esta investigación trajo aportes académicos, empresariales y sociales al abarcar una parte más vulnerable de la población y resaltar el comportamiento de consumo de estos consumidores, en tiempos de pandemia y cambios en su consumo.
Palabras clave : Valores materiais
Impulsividade
Finanças pessoais
Consumidor de baixa renda
Material values
Impulsivity
Personal finances
Low income consumer
Valores materiales
Impulsividad
Finanzas personales
Consumidor de bajos ingresos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : AZEVEDO, Jaiane dos Santos. Materialismo, compra por impulso e endividamento: um estudo com consumidores na base da pirâmide . 30 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7189
Fecha de publicación : 9-mar-2022
Aparece en las colecciones: Administração

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