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dc.contributor.advisor1Silva, Andressa Hennig-
dc.creatorAzevedo, Jaiane dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-06T00:22:16Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-06T00:22:16Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Jaiane dos Santos. Materialismo, compra por impulso e endividamento: um estudo com consumidores na base da pirâmide . 30 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7189-
dc.description.abstractExcessive consumption can impact the lives of consumers with more restricted incomes. Therefore, in order to analyze the relationship between materialism, impulse buying and indebtedness in consumers at the base of the pyramid, a different type of descriptive research was carried out, using the survey method. The survey with 202 respondents from the base of the pyramid, residing in the city of Santana do Livramento. Among the main findings, the results show that materialism and impulse buying have a positive evaluation, reinforcing the understanding that the level of materialism can be evidenced by individuals at the base of the pyramid. However, when these variables are vital, they do not have values that indicate the presence of evidence. The results also show that consumers buy this study in general, have a low and intermediate degree of materialism, do not tend to be on impulse and are not prone to indebtedness. And as sociodemographic characteristics, an average profile of respondents is composed of women aged between 9 and 48 children, with schooling up to three years of complete education, their family income in three years, and their monthly family income of up to R$ 1.100,00. It is worth mentioning that this research brought academic, managerial and social contributions by covering a more vulnerable part of the population and highlighting the behavior of these consumers, in times of pandemic and changes in their consumption.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValores materiaispt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectConsumidor de baixa rendapt_BR
dc.subjectMaterial valuespt_BR
dc.subjectImpulsivitypt_BR
dc.subjectPersonal financespt_BR
dc.subjectLow income consumerpt_BR
dc.subjectValores materialespt_BR
dc.subjectImpulsividadpt_BR
dc.subjectFinanzas personalespt_BR
dc.subjectConsumidor de bajos ingresospt_BR
dc.titleMaterialismo, compra por impulso e endividamento: um estudo com consumidores na base da pirâmidept_BR
dc.title.alternativeMaterialism, impulse purchasing and indebtedness: a study with consumers at the base of the pyramidpt_BR
dc.title.alternativeMaterialismo, compra de impulso y endeudamiento: un estudio con consumidores en la base de la pirâmidept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizapt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Silvia Amelia Mendonça-
dc.contributor.referee2Floriano, Mikaela Daiane Prestes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5967527965157798pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211894584505441pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO consumo excessivo pode gerar impactos negativos na vida dos consumidores com rendas mais restritas. Sendo assim, com o objetivo de analisar a relação entre materialismo, compra por impulso e endividamento em consumidores da base da pirâmide, foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, descritiva, a partir do método survey. A pesquisa contou com 202 respondentes da base da pirâmide, residentes na cidade de Santana do Livramento. Dentre os principais achados, os resultados evidenciaram que o materialismo e a compra por impulso possuem uma correlação moderada positiva, fortalecendo o entendimento de que o nível de materialismo pode se relacionar à impulsividade dos indivíduos da base da pirâmide. Entretanto, quando estas variáveis foram analisadas com a variável endividamento não apresentaram valores significativos que indicassem a presença de uma correlação. Os resultados também revelam que os consumidores deste estudo, em geral, possuem grau baixo e intermediário de materialismo, não tendem a comprar por impulso e não são propensos ao endividamento. E como características sociodemográficas tem-se um perfil de respondentes que em sua maioria é composto por mulheres, de idades entre 39 a 48 anos, solteiras, com escolaridade até o ensino médio completo, que possuem até três filhos, e dispõem de renda familiar mensal de até R$ 1.100,00. Vale ressaltar que esta pesquisa trouxe contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais ao abranger uma parcela mais vulnerável da população e evidenciar o comportamento de consumo desses consumidores, em tempos de pandemia e mudanças no seu consumo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenEl consumo excesivo puede generar impactos negativos en la vida de los consumidores con ingresos más restringidos. Por ello, con el fin de analizar la relación entre materialismo, compra impulsiva y endeudamiento en los consumidores de la base de la pirámide, se realizó una investigación cuantitativa, descriptiva mediante el método de la encuesta. La encuesta tuvo 202 encuestados de la base de la pirámide, residentes en la ciudad de Santana do Livramento. Entre los principales hallazgos, los resultados mostraron que el materialismo y la compra impulsiva tienen una correlación positiva moderada, fortaleciendo la comprensión de que el nivel de materialismo puede estar relacionado con la impulsividad de los individuos en la base de la pirámide. Sin embargo, cuando estas variables fueron analizadas con la variable endeudamiento, no presentaron valores significativos que indiquen la presencia de una correlación. Los resultados también revelan que los consumidores de este estudio, en general, tienen un grado de materialismo bajo e intermedio, no tienden a comprar por impulso y no son propensos al endeudamiento. Y como características sociodemográficas, se tiene un perfil de encuestados que en su mayoría está compuesto por mujeres, con edades entre 39 y 48 años, solteras, con escolaridad hasta secundaria completa, que tienen hasta tres hijos, y cuentan con ingresos familiares mensuales de hasta R$ 1.100,00. Cabe mencionar que esta investigación trajo aportes académicos, empresariales y sociales al abarcar una parte más vulnerable de la población y resaltar el comportamiento de consumo de estos consumidores, en tiempos de pandemia y cambios en su consumo.pt_BR
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Jaiane_dos_Santos_Azevedo.pdfTCC Jaiane dos Santos Azevedo - 2022375.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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