Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7132
Tipo: Dissertação
Título: Guia virtual dos museus de São Borja: comunicação museológica contribuindo para a educação patrimonial
Autor(es): Nilson, Ana Marcia Caldeira
Primeiro Orientador: Baccin, Alciane Nolibos
1° Membro da banca: Nunes, Janilton Fernandes
2° Membro da banca: Gonçalves, Carmen Regina Abreu
Resumo: Existem várias formas de preservarmos a história e a cultura de uma sociedade, uma delas é a valorização do patrimônio histórico e cultural do seu povo. Os museus são os principais espaços para a preservação desses patrimônios. As mudanças sociais e tecnológicas, pelas quais passou e passa a sociedade, abrem outras possibilidades de visibilidade e valorização desses espaços museológicos. Tendo isso em vista, o objetivo desta dissertação é compreender se e como o site Guia Virtual dos Museus de São Borja pode ser uma ferramenta de comunicação museológica e de educação patrimonial. O trabalho busca fomentar um diálogo entre as temáticas da comunicação, educação, Indústria Criativa e museus. O percurso metodológico que adotamos inclui a pesquisa bibliográfica para compreender a origem dos museus, os conceitos de patrimônio cultural e memória coletiva; refletir sobre os museus enquanto espaços de práticas pedagógicas, de educação patrimoniale pertencentes à Indústria Criativa; entender os aspectos comunicacionais que se estendem às práticas museais como a comunicação em rede e a comunicação museológica; bem como compreender os museus virtuais. Concomitante à compreensão dos conceitos-chave do nosso trabalho, apresentamos o Guia Virtual dos Museus de São Borja para alunos da rede pública do ensino fundamental e médio e para estudantes de graduação de história de uma universidade privada.Nasequência,aplicamosquestionáriocom18questõesparaasturmase obtivemos 111 respostas. Ainda realizamos entrevistas em profundidade com os docentes de história dessas três turmas. Por fim, analisamos os questionários e as entrevistas, cruzamos os dados e destacamos algumas considerações pertinentes sobre esses resultados. Por meio desse percurso, respondemos a nossa pergunta norteadora: a Comunicação Museológica pode contribuir para a Educação Patrimonial em São Borja, a partir do site Guia Virtual dos Museus de São Borja porque ele é reconhecida como uma ferramenta de ensino que pode auxiliar a compreensão e valorização dos espaços museais.
Abstract: There are several ways to preserve the history and culture of a society, one of which is the preservation of the historical and cultural heritage of its people. Museums are the mains paces for the preservation of these heritages. The social and technological changes, which society has gone through and is going through, open up new possibilities of visibility and valorization of these museum spaces. With this in mind, the objective of this dissertation is to understand if and how the Guia Virtual dos Museus de São Borja website can be a tool for museological communication and heritage education. The work seeks to foster a dialogue between the themes of communication, education, Creative Industry and museums. The methodological path we have adopted includes bibliographical research to understand the origin of museums, the concepts of cultural heritage and collective memory; reflect on museums as spaces for pedagogical practices, heritage education and as part of the Creative Industry; understand the communicational aspects that extend to museum practices such as network communication and museum communication; as well as understanding virtual museums. Concomitant with the understanding of the key concepts of our work, we present the São Borja Museums Virtual Guide for students from public elementary and highschools and for undergraduate students of history at a private university. Next, we applied a questionnaire with 18 questions to the classes and got 111 responses. We also conducted in-depth interviews with the history teachers of these three classes. Finally, we analyzed the questionnaires and interviews, cross-referenced the data and highlighted some pertinent considerations about these results. Through this path, we answer our guiding question: Museological Communication can contribute to Heritage Education in São Borja, from the website Guia Virtual dos Museus de São Borja because it is recognized as a teaching tool that can help understanding and appreciation of museum spaces.
Palavras-chave: Museus
Comunicação
Patrimônio cultural
Museus virtuais
Museums
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citação: NILSON, Ana Marcia Caldeira. Guia virtual dos museus de São Borja: comunicação museológica contribuindo para a educação patrimonial. 2022. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7132
Data do documento: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Marcia Caldeira Nilson 2022.pdf19.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.