Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Alfabetização e letramento no cenário escolar do município de Itaqui-RS
Autor(es): Altamiranda, Jaluza
Primeiro Orientador: Galafassi, Fabiane Flores Penteado
Coorientador: Galafassi, Cristiano
Resumo: O presente trabalho apresenta um mapeamento acerca do conhecimento de professores das redes públicas e particular de anos iniciais de 1° a 3° ano do ensino fundamental do Município de Itaqui – RS, sobre os termos Alfabetização e Letramento. Para tanto, realizou-se a coleta de dados da pesquisa através da aplicação de um questionário com professores Alfabetizadores de todas as escolas do município. Esta pesquisa serviu de base para descrever o atual conhecimento dos professores quanto a esses termos. Para análise utilizou-se uma abordagem quantitativa com alguns apontamentos de ordem qualitativa. Como resultados, além de mapear estes conhecimentos, foi possível conhecer melhor o perfil dos professores alfabetizadores do município em outros aspectos, tais como, suas formações (níveis e modalidades de graduação), a satisfação com sua formação e atuação e interesse em formação continuada.
Resumen : The present work presents a mapping about the knowledge of public and private teachers from the first years of the 1st to the 3rd year of elementary school in the city of Itaqui - RS, about the terms Literacy and Literacy. To this end, research data were collected through the application of a questionnaire with literacy teachers from all schools in the city. This research was the basis for describing teachers' current knowledge of these terms. For the analysis we used a quantitative approach with some qualitative notes. As a result, in addition to mapping this knowledge, it was possible to better understand the profile of the city's literacy teachers in other aspects, such as their training (undergraduate levels and modalities), satisfaction with their education and performance and interest in continuing education.
Palabras clave : Alfabetização
Práticas pedagógicas
Letramento
Literacy
Pedagogical practices
Literacy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : ALTAMIRANDA, Jaluza. Alfabetização e letramento no cenário escolar do município de Itaqui-RS. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7073
Fecha de publicación : 20-nov-2019
Aparece en las colecciones: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jaluza Altamiranda - 2019.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.