Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7004
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O desenvolvimento da autoria em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médio |
Autor(es): | Teixeira, Luciana Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Carolina |
1° Membro da banca: | Fernandes, Carolina |
2° Membro da banca: | Pavan, Paula Daniele |
3° Membro da banca: | Silva, Thiago Santos da |
Resumo: | Neste trabalho, serão apresentados os conceitos de língua, discurso, autor e argumentação e juntamente com esses conceitos será realizada a análise dos textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médio. O objetivo é analisar o funcionamento da autoria na escrita desses alunos e, com isso, compreender a maneira como os conceitos citados são desenvolvidos na prática através dos textos contendo a tipologia dissertativo-argumentativo. A escolha do objeto de análise se deu a partir do trabalho voluntário do qual a acadêmica participou na condição de corretora de redações do projeto Salvaguarda. Sendo assim, foram analisados alguns textos selecionados conforme o desenvolvimento da autoria na argumentação. E a partir das análises realizadas foram observadas como resultados da pesquisa que os discentes buscam atender o que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige. Assim sendo, foi observado a partir dos textos analisados que o modo prevalecente na argumentação vincula-se a uma posição sujeito relacionada a uma formação discursiva humanista, pois os sujeitos ao concluírem seus argumentos defendem ações em pró aos direitos humanos. Outro aspecto importante a partir dos resultados obtidos no que diz respeito aos processos de produção de sentidos relacionando a paráfrase e a polissemia, percebe-se que nas três análises, os estudantes utilizam do processo de paráfrase ao introduzirem suas escritas, e logo ao apresentarem os seus desenvolvimentos a polissemia apresenta-se instaurando o efeito de novo, o diferente, e assim, produzindo novos sentidos. Sendo assim, ao se observar a presença de polissemia nos textos que foram analisados, percebe-se a assunção da posição-autor nos três textos que compuseram o corpus de análise. |
Abstract: | This project was carried out as a presupposition for the completion of the curricular component of Course Completion Work II- TCC II along with the Licentiate in Letters-Portuguese and respective Literatures, at the Federal University of Pampa, Bagé campus. In this work, the concepts of language, discourse, author and argumentation will be presented and, together with these concepts, the analysis of dissertation-argumentative texts of high school students will be carried out. The objective is to analyze the functioning of authorship in the Writing of these students and, with that, to understand the way in which the mentioned concepts are developed in practice through the texts containing the dissertation-argumentative typology. The choice of the object of analysis was based on the voluntary work in which the academic participated as an editor for the Safeguard project. Therefore, some selected texts will be analyzed according to the development of authorship in the argument. And from the analyzes as results of the research that the students seek to meet what the National High School Exam (Enem) requires. Therefore, it was observed from the analyzed texts that the prevailing mode in the argumentation is linked to a humanist discursive formation, since the subjects, when concluding their arguments, defend actions in favor of human rights. Another important aspect from the results obtained with regard to the processes of production of meanings relating to paraphrase and polysemy, it can be seen that in the three analyses, students use the process of paraphrase when introducing their writings, and then when presenting the its developments, polysemy presents itself by establishing the effect anew, the different, and thus, producing new meanings. Thus, when observing the presence of polysemy in the texts that were analyzed, the assumption of the three texts that composed the corpus of analysis can be seen. |
Palavras-chave: | Conceitos de língua Discurso Autor Argumentação Concepts of language Author Argumentation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | TEIXEIRA, Luciana Ribeiro. O desenvolvimento da autoria em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médio. 42 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7004 |
Data do documento: | 17-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_de_conclusao_de_curso_LUCIANA_RIBEIRO_TEIXEIRA.pdf | 4.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.