???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7004
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorTeixeira, Luciana Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:40:16Z-
dc.date.available2022-04-07-
dc.date.available2022-04-07T18:40:16Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Luciana Ribeiro. O desenvolvimento da autoria em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médio. 42 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7004-
dc.description.abstractThis project was carried out as a presupposition for the completion of the curricular component of Course Completion Work II- TCC II along with the Licentiate in Letters-Portuguese and respective Literatures, at the Federal University of Pampa, Bagé campus. In this work, the concepts of language, discourse, author and argumentation will be presented and, together with these concepts, the analysis of dissertation-argumentative texts of high school students will be carried out. The objective is to analyze the functioning of authorship in the Writing of these students and, with that, to understand the way in which the mentioned concepts are developed in practice through the texts containing the dissertation-argumentative typology. The choice of the object of analysis was based on the voluntary work in which the academic participated as an editor for the Safeguard project. Therefore, some selected texts will be analyzed according to the development of authorship in the argument. And from the analyzes as results of the research that the students seek to meet what the National High School Exam (Enem) requires. Therefore, it was observed from the analyzed texts that the prevailing mode in the argumentation is linked to a humanist discursive formation, since the subjects, when concluding their arguments, defend actions in favor of human rights. Another important aspect from the results obtained with regard to the processes of production of meanings relating to paraphrase and polysemy, it can be seen that in the three analyses, students use the process of paraphrase when introducing their writings, and then when presenting the its developments, polysemy presents itself by establishing the effect anew, the different, and thus, producing new meanings. Thus, when observing the presence of polysemy in the texts that were analyzed, the assumption of the three texts that composed the corpus of analysis can be seen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitos de línguapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectConcepts of languagept_BR
dc.subjectAuthorpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.titleO desenvolvimento da autoria em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carolina-
dc.contributor.referee2Pavan, Paula Daniele-
dc.contributor.referee3Silva, Thiago Santos da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, serão apresentados os conceitos de língua, discurso, autor e argumentação e juntamente com esses conceitos será realizada a análise dos textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino médio. O objetivo é analisar o funcionamento da autoria na escrita desses alunos e, com isso, compreender a maneira como os conceitos citados são desenvolvidos na prática através dos textos contendo a tipologia dissertativo-argumentativo. A escolha do objeto de análise se deu a partir do trabalho voluntário do qual a acadêmica participou na condição de corretora de redações do projeto Salvaguarda. Sendo assim, foram analisados alguns textos selecionados conforme o desenvolvimento da autoria na argumentação. E a partir das análises realizadas foram observadas como resultados da pesquisa que os discentes buscam atender o que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige. Assim sendo, foi observado a partir dos textos analisados que o modo prevalecente na argumentação vincula-se a uma posição sujeito relacionada a uma formação discursiva humanista, pois os sujeitos ao concluírem seus argumentos defendem ações em pró aos direitos humanos. Outro aspecto importante a partir dos resultados obtidos no que diz respeito aos processos de produção de sentidos relacionando a paráfrase e a polissemia, percebe-se que nas três análises, os estudantes utilizam do processo de paráfrase ao introduzirem suas escritas, e logo ao apresentarem os seus desenvolvimentos a polissemia apresenta-se instaurando o efeito de novo, o diferente, e assim, produzindo novos sentidos. Sendo assim, ao se observar a presença de polissemia nos textos que foram analisados, percebe-se a assunção da posição-autor nos três textos que compuseram o corpus de análise.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Trabalho_de_conclusao_de_curso_LUCIANA_RIBEIRO_TEIXEIRA.pdf4.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???