Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6816
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potenciação: Análise de uma Coleção de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio
Autor(es): Lunardi, Mayara Marques
Primeiro Orientador: Romio, Leugim Corteze
Coorientador: Soares, Maria Arlita da Silveira
1° Membro da banca: Hartmann, Ângela Maria
2° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como questão orientadora “Como a operação de potenciação é apresentada na proposta de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no livro do 1º Ano do Ensino Médio?”. Com base na questão foram elaborados os objetivos: analisar como a operação de potenciação é apresentada numa coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no livro didático do 1º Ano do Ensino Médio, bem como se a operação de potenciação é abordada no estudo das funções exponencial e logarítmica. Procurando responder a questão de pesquisa e atingir os objetivos elaborados, analisou-se uma coleção dos Anos Finais do Ensino Fundamental e o Volume do 1° Ano do Ensino Médio, escolhidos pelos professores de uma escola da rede estadual do município de Itaqui/RS, utilizando como aporte teórico as pesquisas sobre Campo Conceitual e Registros de Representação Semiótica, no que tange a aprendizagem da matemática, assim como outras leituras relacionadas a este tema. Após a análise da coleção dos Anos Finais no Ensino Fundamental evidenciam-se limitações na abordagem da operação de potenciação, pois as situações propostas, na maioria das vezes, requerem a mobilização dos mesmos invariantes (propriedades) e representações semióticas. Ao analisar o volume do 1º Ano do Ensino Médio, verifica-se a retomada da operação de potenciação ao tratar da função exponencial. As atividades propostas, nesta retomada, assemelham-se as propostas na coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Destaca-se que há sentidos diferentes nas conversões, em relação à coleção do Ensino Fundamental, em especial, no que se refere ao registro gráfico. Diante do exposto, acredita-se que esta pesquisa apresenta dados relevantes para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, principalmente, da operação de potenciação, visto que há poucas pesquisas que investigaram esta operação.
Abstract: This work it is a qualitative research whose guiding question "How potentiation operation is presented in the proposal for a collection of textbooks of the Final Years of Elementary School and in the book of the 1st year of high school?". Based on the question the objectives were developed: how to analyze the potentiation of operation is presented in a collection of texts for End of Elementary School Years and textbook for the 1st year of high school, as well as the enhancement operation is addressed in the study the exponential and logarithmic functions. Seeking to answer the research question and reach the designed objectives, analyzed a collection of Years End of Elementary School and volume 1st year of high school, chosen by teachers from a state school in the city of Itaqui / RS, using as the theoretical research on conceptual field and Semiotics Representation Registers, regarding the learning of mathematics, as well as other readings related to this issue. After reviewing the Final Years collection at the elementary school show up limitations in addressing the potentiation operation because the situations proposed, in most cases, require the mobilization of these invariants (properties) and semiotic representations. By analyzing the volume of the 1st year of high school, there is the resumption of potentiation operation to address the exponential function. The activities proposed in this recovery, similar to the proposals in the collection of textbooks of Final Years of Elementary School. It is noteworthy that there are different ways in conversions, in relation to the collection of primary education, in particular with regard to the chart record. Given the above, it is believed that this research presents data relevant to the process of teaching and learning of mathematics, especially the potentiation of operation, since there are few studies that investigated this operation.
Palavras-chave: Potenciação.
Campo Conceitual.
Registros de Representação Semiótica.
Livros Didáticos.
Potentiation.
Conceptual field.
Semiotics Representation Registers.
Didatic books.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: LUNARDI, Mayara Marques. Potenciação: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6816
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mat 2016 Mayara M Lunardi.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.