???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6816
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Romio, Leugim Corteze-
dc.creatorLunardi, Mayara Marques-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:24:50Z-
dc.date.available2017-03-01-
dc.date.available2022-03-04T18:24:50Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationLUNARDI, Mayara Marques. Potenciação: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6816-
dc.description.abstractThis work it is a qualitative research whose guiding question "How potentiation operation is presented in the proposal for a collection of textbooks of the Final Years of Elementary School and in the book of the 1st year of high school?". Based on the question the objectives were developed: how to analyze the potentiation of operation is presented in a collection of texts for End of Elementary School Years and textbook for the 1st year of high school, as well as the enhancement operation is addressed in the study the exponential and logarithmic functions. Seeking to answer the research question and reach the designed objectives, analyzed a collection of Years End of Elementary School and volume 1st year of high school, chosen by teachers from a state school in the city of Itaqui / RS, using as the theoretical research on conceptual field and Semiotics Representation Registers, regarding the learning of mathematics, as well as other readings related to this issue. After reviewing the Final Years collection at the elementary school show up limitations in addressing the potentiation operation because the situations proposed, in most cases, require the mobilization of these invariants (properties) and semiotic representations. By analyzing the volume of the 1st year of high school, there is the resumption of potentiation operation to address the exponential function. The activities proposed in this recovery, similar to the proposals in the collection of textbooks of Final Years of Elementary School. It is noteworthy that there are different ways in conversions, in relation to the collection of primary education, in particular with regard to the chart record. Given the above, it is believed that this research presents data relevant to the process of teaching and learning of mathematics, especially the potentiation of operation, since there are few studies that investigated this operation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPotenciação.pt_BR
dc.subjectCampo Conceitual.pt_BR
dc.subjectRegistros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.subjectLivros Didáticos.pt_BR
dc.subjectPotentiation.pt_BR
dc.subjectConceptual field.pt_BR
dc.subjectSemiotics Representation Registers.pt_BR
dc.subjectDidatic books.pt_BR
dc.titlePotenciação: Análise de uma Coleção de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718578374244938pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Hartmann, Ângela Maria-
dc.contributor.referee2Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como questão orientadora “Como a operação de potenciação é apresentada na proposta de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no livro do 1º Ano do Ensino Médio?”. Com base na questão foram elaborados os objetivos: analisar como a operação de potenciação é apresentada numa coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no livro didático do 1º Ano do Ensino Médio, bem como se a operação de potenciação é abordada no estudo das funções exponencial e logarítmica. Procurando responder a questão de pesquisa e atingir os objetivos elaborados, analisou-se uma coleção dos Anos Finais do Ensino Fundamental e o Volume do 1° Ano do Ensino Médio, escolhidos pelos professores de uma escola da rede estadual do município de Itaqui/RS, utilizando como aporte teórico as pesquisas sobre Campo Conceitual e Registros de Representação Semiótica, no que tange a aprendizagem da matemática, assim como outras leituras relacionadas a este tema. Após a análise da coleção dos Anos Finais no Ensino Fundamental evidenciam-se limitações na abordagem da operação de potenciação, pois as situações propostas, na maioria das vezes, requerem a mobilização dos mesmos invariantes (propriedades) e representações semióticas. Ao analisar o volume do 1º Ano do Ensino Médio, verifica-se a retomada da operação de potenciação ao tratar da função exponencial. As atividades propostas, nesta retomada, assemelham-se as propostas na coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Destaca-se que há sentidos diferentes nas conversões, em relação à coleção do Ensino Fundamental, em especial, no que se refere ao registro gráfico. Diante do exposto, acredita-se que esta pesquisa apresenta dados relevantes para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, principalmente, da operação de potenciação, visto que há poucas pesquisas que investigaram esta operação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2016 Mayara M Lunardi.pdf2.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???