Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6695
Tipo: | Dissertação |
Título: | Diga-me como andas e te direis que rastro tens: a pegada ecológica como ferramenta de ensino para modificação da percepção de impactos ambientais |
Título(s) alternativo(s): | Teachers' mental health and implications for early childhood education |
Autor(es): | Beckmann, Lilian Janine de Barros |
Primeiro Orientador: | Dutra, Carlos Maximiliano |
Resumo: | A Educação Ambiental, prevista em todos os níveis de ensino, precisa romper as características convencionais e adotar um posicionamento que sirva para transformar a sociedade incorporando novas formas de ensino. Para promover as habilidades gerais introduzidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o desenvolvimento sustentável e os cuidados com o Planeta, as atividades educacionais demandam de métodos que consigam envolver os estudantes demonstrando a importância e abrangência da questão ambiental. Uma delas é a Pegada Ecológica, que se destaca como uma ferramenta capaz de mensurar o impacto ambiental do ser humano sobre a Terra. Para esta pesquisa o principal objetivo foi avaliar se a pegada ecológica, como ferramenta de ensino, é capaz de provocar mudança na percepção dos impactos ambientais, para isso foi necessário desenvolver e validar um questionário capaz de mensurar essa variação. Como referencial utilizamos as definições de Wackernagel e Reels (criadores da Pegada ecológica), bem como a literatura de validação de questionário. A metodologia apoiou-se na abordagem quali-quantitativa, sendo o público-alvo estudantes do primeiro semestre do curso de ciências da natureza de uma universidade federal do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi através de questionário devidamente elaborado e validado. Os dados foram analisados por análise de conteúdo e estatística. Os principais resultados foram a elaboração e validação de um questionário capaz de demonstrar a modificação da percepção ambiental dos respondentes, tema de um artigo publicado. Constatou-se que a percepção ambiental dos respondentes ainda é pouco significativa, sendo os temas lixo, desperdício de água e economia de luz os mais citados pelos estudantes. De modo geral, o uso da ferramenta Pegada Ecológica, pode ser capaz de modificar a percepção ambiental dos participantes. Por fim, entende-se que as constatações levantadas neste estudo podem ser usadas na prática de docentes no ensino de ciências e em outros contextos educacionais. E ainda, como contribuição social o presente estudo possibilita o amplo debate sobre questões ambientais e impacto ambiental que os seres humanos causam no meio ambiente utilizando a Pegada Ecológica como tema. |
Abstract: | Environmental Education, preview for at all levels of education, needs to break with conventional characteristics and adopt a position that serves to transform society by incorporating new forms of education. In order to promote the general skills introduced by the BNCC, such as sustainable development and care for the Planet, educational activities demand methods that are able to involve students, demonstrating the importance and scope of the environmental issue. One of them is the Ecological Footprint, which stands out as a tool capable of measuring the environmental impact of human beings on the Earth. For this research, the main objective was to evaluate whether the ecological footprint, as a teaching tool, is capable of causing a change in the perception of environmental impacts, for which it was necessary to develop and validate a questionnaire capable of measuring this variation. As a reference, we used the definitions of Wackernagel and Reels (creators of the Ecological Footprint), as well as the questionnaire validation literature. The methodology was based on the qualitative-quantitative approach, with the target audience being students of the first semester of the course of nature sciences at a federal university in the Rio Grande do Sul - Brazil. Data were collected through a duly elaborated and validated questionnaire. Data were analyzed by content and statistical analysis. The main results were the elaboration and validation of a questionnaire capable of demonstrating the change in the respondents' environmental perception, the subject of a published article. It was found that the respondents' environmental perception is still not very significant, with the themes of garbage, water waste and energy saving being the most mentioned by students. In general, the use of the Ecological Footprint tool proved capable of modifying the participants' environmental perception. Finally, it was understood that the findings raised in this study can be used in the practice of teachers in science teaching and in other educational contexts. And yet, as a social contribution, this study enables a broad debate on environmental issues and the environmental impact that human beings cause on the environment, using the Ecological Footprint as a theme. |
Palavras-chave: | Ecological footprint Environmental perception Environmental Impact Intervenção Pegada Ecológica Percepção Ambiental Impacto ambiental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | BECKMANN, Lilian Janine de Barros. Saúde mental de professores e as implicações no ensino da Educação infantil. 102p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6695 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LILIAN JANINE DE BARROS BECKMANN.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.