Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6601
Tipo: | Dissertação |
Título : | O ensino do xadrez através da sala de aula invertida: uma pesquisa-intervenção |
Otros títulos : | Teaching chess through the flipped classroom: a intervention research |
Autor(es): | Sabedra, Allison Pintos |
Primeiro Orientador: | Ruppenthal, Raquel |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Ilha, Phillip Vilanova |
Resumo: | As metodologias de ensino têm papel fundamental nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas, sendo de suma importância seu estudo constante para a melhoria dos indicadores de qualidade. Desta forma, compreender quais metodologias estão sendo utilizadas e têm obtido melhores resultados é requisito para os docentes que procuram aperfeiçoar sua prática. Nesta perspectiva, este estudo procurou estudar e desenvolver um modelo de metodologia ativa que contemplasse estas necessidades, ametodologia escolhida foi a sala de aula invertida. O presenteestudo foi desenvolvido em uma escola municipal deUruguaiana, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Foram realizados dois estudos durante o percurso, o primeiro uma revisão sistemática de literatura, com o intuito de o pesquisador se atualizar quanto a metodologia, e em um segundo momento, foi desenvolvida uma pesquisa-intervenção na escola, procurando aplicar os conhecimentos adquiridos no primeiro estudo. O primeiro manuscrito investigou na base de Periódicos da CAPES a incidência da metodologia, através da utilização de palavras-chave. Como resultado constatou-seque a SAI é uma metodologia recente, a maioria dos estudos foi publicado no ano de 2018, desenvolvidos majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste, e concentrada em grande parte no ensino superior. Ainda, não há uma disciplinaonde é mais desenvolvida, há inúmeros recursos digitais utilizadosem conjunto com a metodologia, bem como, seu desenvolvimento ocorreparalelo a outras metodologias. O segundo manuscrito foi a realização de uma pesquisa-intervenção na escola. As atividades tiveram que ser adaptadas ao momento pandêmico vivenciado, o que acarretou o fechamento das escolas. Foi realizado um curso de xadrez onde foi utilizadas plataformas digitais (WhatsApp, Google Meet e sites especializados). A partir disto, foi constatada a pouca participação por parte dos alunos, evidenciando que a metodologia requer uma boa qualidade de internet e aparelhos celulares por parte dos alunos. Por fim, conclui-seque a pesquisa foi importante para aproximar afundamentaçãoteórica da metodologia com sua prática no contexto escolar, promovendo desta forma mecanismos para a inserção de novas metodologias nos processos de ensino-aprendizagem. |
Resumen : | Teaching methodologies play a fundamental role in the teaching-learning processes in schools, and their constant study is of paramount importance for the improvement of quality indicators. Thus, understanding which methodologies are being used and have obtained better results is a requirement for teachers who seek to improve their practice. In this perspective, this study sought to study and develop a model of active methodology that addresses these needs. The methodology chosen was the inverted classroom. The present study was carried out in a municipal school in Uruguaiana, located in the state of Rio Grande do Sul. Two studies were carried out during the course, the first a systematic literaturereview, with the aim of updating the researcher regarding the methodology, and in a second moment, an intervention research was developed in the school, trying to apply the knowledge acquired in the first study. The first manuscript investigated the incidence of the methodology in the CAPES Journals database, through the use of keywords. As a result, we found that SAI is a recent methodology, most studies were published in 2018, most studies are developed in the South and Southeast regions, largely in higher education, there is no discipline where it is more developed , there are numerous digital resources used as well as their development parallel to other methodologies. The second manuscript was to carry out an intervention research at the school. The activities had to be adapted to the pandemic moment the world was experiencing, which led to the closing of schools. A chess course was held using digital platforms (WhatsApp, Google Meet and specialized sites). From this, it was verified the little participation by the students, showing that the methodology requires a technological structure for its realization. Finally, we conclude that the research was important to bring the theoretical part of the methodology closer to its practice within the school context, thus promoting mechanisms for the insertion of new methodologies in the teaching-learning processes. |
Palabras clave : | Metodologias ativas Ensino fundamental Estratégias de ensino Active methodologies Elementary School Teaching Strategies |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citación : | SABEDRA, Allison Pintos. O ensino do xadrez através da sala de aula invertida: uma pesquisa-intervenção. 56 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6601 |
Fecha de publicación : | 2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALLISON PINTOS SABEDRA.pdf | 914.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.