Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6316
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Lana Carneiro-
dc.creatorAlmeida, Elisangela da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-14T19:28:24Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-14T19:28:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALMEIDA, Elisangela da Silva. Satisfação do usuário com o serviço prestado pela Estratégia Saúde da Família. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6316-
dc.description.abstractIn order to assess user´s satisfaction with the service provided by the Family Health Strategy (FHS), it was conducted a cross-sectional study in a city in West Frontier of Rio Grande do Sul, Brazil. A questionnaire consisting of questions about: identification, sociodemographic characteristics and health of users; User satisfaction with the service; Criterion issues Economic Classification Brazil, which evaluates the purchasing power of families. It were interviewed 369 users of FHS, most of the female sex, low education and economic class C and D-E. The item with the highest satisfaction on the part of respondents is related to accessibility: Time spent with displacement, followed by the items directly related to the care of health professionals: Intimacy respected during physical examination, Secrecy of information and Privacy speaking with health professional. The lowest percentage of satisfaction were observed in items Timeout to be served and The availability of medicines. The results of this study show that there are marked differences in satisfaction on specific items between the FHS, so that future proposition of service improvement actions must also take into consideration the uniqueness of each coverage area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primáriapt_BR
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subjectPrimary attentionpt_BR
dc.subjectHealth assessmentpt_BR
dc.subjectHealth Unic Systempt_BR
dc.subjectAtencion primariapt_BR
dc.subjectValoración de saludpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saludpt_BR
dc.titleSatisfação do usuário com o serviço prestado pela Estratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8860225987300978pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175446899455748pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zanini, Roberta de Vargas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7274654958369713pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de avaliar a satisfação dos usuários com o serviço prestado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) foi realizado um estudo transversal em um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizado um questionário composto por questões de identificação, características sociodemográficas e de saúde dos usuários; satisfação do usuário com o serviço e questões do Critério de Classificação Econômica Brasil, que avalia o poder de compra das famílias. Foram entrevistados 369 usuários da ESF, a maioria do sexo feminino, de baixa escolaridade e classe econômica C e D-E. O item que apresentou maior satisfação por parte dos entrevistados esteve relacionado à acessibilidade: Tempo gasto com deslocamento, seguido dos itens relacionados diretamente com o atendimento do profissional de saúde: Intimidade respeitada durante exame físico, Sigilo das informações e Falar em privacidade com o profissional. Já os menores percentuais de satisfação foram observados nos itens Tempo de espera até ser atendido e a Disponibilidade de medicamentos. Observa-se que nenhum dos itens avaliados obteve classificação “Excelente” maior ou igual a 50%. Os resultados deste estudo evidenciam que existem diferenças marcantes de satisfação relativa a itens específicos entre as ESFs, de maneira que a proposição futura de ações de melhoria do serviço deverá levar em consideração também a singularidade de cada área de abrangência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
dc.description.ResumenCon el objetivo de evaluar la satisfacción con el servicio prestado por la Estrategia de Salud de la Familia (ESF) fue realizado un estudio transversal en una ciudad de la Frontera Oeste del Río Grande do Sul, Brasil. Se utilizó un cuestionario con preguntas de identificación, características socio demográficas y de salud de los usuarios; satisfacción de los usuarios con el servicio y cuestiones de Criterio de Clasificación Económica Brasil, que evalúa el poder adquisitivo de las familias. 369 usuarios ESF se entrevistó, la mayoría del sexo femenino, bajo nivel educativo y la clase económica C y D-E. El tema de la más alta satisfacción entre los entrevistados estuvo relacionada con la accesibilidad: El tiempo pasado con el desplazamiento, seguido por los artículos directamente relacionados con el cuidado de los profesionales de la salud: La intimidad respetada durante el examen físico, Secreto de la información y la privacidad Hablar con el profesional. El porcentaje más bajo de satisfacción se observaron en los puntos de tiempo de espera para ser servido y la disponibilidad de medicamentos. Se observa que ninguno de los elementos evaluados se clasificó como "excelente" mayor o igual a 50%. Los resultados de este estudio muestran que existen marcadas diferencias en la satisfacción sobre los temas específicos entre los ESF, por lo que la futura propuesta de acciones de mejoría de servicios también debe tener en cuenta la singularidad de cada área de cobertura.pt_BR
Aparece en las colecciones: Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Elisangela da Silva Almeida - 2015.pdf432.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.