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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma análise do trabalho docente em meio a pandemia do Sars COV-2 no município de São Borja durante o ano letivo de 2020
Autor(es): Acosta, Maico de Oliveira
Primeiro Orientador: Gamalho, Nola Patrícia
1° Membro da banca: Guindani, Evandro Ricardo
2° Membro da banca: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
Resumo: Este trabalho trata da seguinte temática: o trabalho docente em meio a pandemia do SARS CoV-2 na rede estadual do município de São Borja. A pandemia da COVID-19 afetou diretamente a educação brasileira, pois para combater a disseminação da doença e tentar prevenir a sobrecarga dos hospitais brasileiros foi implementado o distanciamento social, o qual teve impacto na educação, causando o afastamento presencial de professores e alunos. O objetivo geral do trabalho é analisar como os docentes da rede estadual do Rio Grande do Sul, do município de São Borja, realizaram as suas atividades profissionais em meio a pandemia durante o ano letivo de 2020. Os objetivos específicos são: investigar os principais desafios e dificuldades que os docentes enfrentaram para darem continuidade à realização do seu trabalho em meio a pandemia; identificar as metodologias e as formas de avaliação realizadas pelos docentes durante a crise sanitária e expor as expectativas dos professores para o retorno às aulas presencias em 2021. Foi realizada uma pesquisa, que quanto aos fins é descritiva e explicativa, e quando aos meios, bibliográfica e de campo. Utilizou-se entrevistas sistematizadas aplicadas aos docentes da rede estadual do município de São Borja. Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados qualitativamente. Constatou-se que os professores trabalharam remotamente durante o ano letivo de 2020, enfrentando uma série de adversidades ocasionadas pela pandemia e pelo ensino remoto. Evidenciou-se, também, a sobrecarga do trabalho docente nesse período, a falta de equipamentos tecnológicos dos alunos para o acesso ao ensino remoto, metodologias e avaliações interligadas as tecnologias da informação e comunicação, as incertezas e preocupações dos professores em relação a volta às aulas presenciais em 2021, sendo que, esses profissionais não foram vacinados no início do ano letivo de 2021 e não sabem se haverá equipamentos de proteção contra a COVID-19 nas escolas que atenda aos professores e alunos de forma satisfatória.
Resumen: Este trabajo trata el siguiente tema: labor docente en medio de la pandemia SARS-CoV-2 en la red estatal del municipio de São Borja. La pandemia COVID-19 afectó directamente la educación brasileña, ya que se implementó el desapego social para combatir la propagación de la enfermedad y tratar de prevenir la carga sobre los hospitales brasileños. El distanciamiento social tuvo un impacto en la educación, provocando que profesores y estudiantes se ausentaran de la escuela. El objetivo general del trabajo es analizar cómo los docentes de la red estatal de Rio Grande do Sul, en el municipio de São Borja, llevaron a cabo sus actividades profesionales en medio de una pandemia durante el año académico de 2020. Los objetivos específicos son: investigar los principales desafíos y dificultades que enfrentan los docentes para continuar con su trabajo en medio de la pandemia; identificar las metodologías y formas de evaluación que llevaron a cabo los docentes durante la crisis de salud y exponer las expectativas de los docentes para el regreso a clases en el aula en 2021. Se realizó una investigación, que en términos de fines es descriptiva y explicativa, y cuando en términos de medio, bibliográfico y campo. Se aplicaron entrevistas sistemáticas a docentes de la red estatal del municipio de São Borja. Los datos obtenidos a través de las entrevistas se analizaron cualitativamente. Se constató que los docentes trabajaron de forma remota durante el curso escolar 2020, enfrentando una serie de adversidades provocadas por la pandemia y la educación a distancia. También se evidenció la sobrecarga de la labor docente en este período, la falta de equipamiento tecnológico de los estudiantes para el acceso a la educación remota, metodologías y evaluaciones vinculadas a las tecnologías de la información y la comunicación, las incertidumbres y preocupaciones de los docentes en relación al regreso a la escuela, clases presenciales en 2021, y estos profesionales no fueron vacunados al inicio del año académico 2021 y desconocen si habrá equipo de protección contra COVID-19 en las escuelas que satisfaga a docentes y alumnos de manera satisfactoria.
Palabras clave : Professores
Ensino à distância
Epidemiologia
Trabalho qualificado
Profesorado
Enseñanza a distancia
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : ACOSTA, Maico de Oliveira. Uma análise do trabalho docente em meio a pandemia do Sars COV-2 no município de São Borja durante o ano letivo de 2020. 2021. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6191
Fecha de publicación : 12-may-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

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