Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5971
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Trajetória docente de Rubens Veiga (1929-2005): Tempo e trabalho na formação de um Músico de Bagé |
Autor(es): | Batista, Joicelene Rodriguês |
Primeiro Orientador: | Silva, Rafael Rodrigues da |
1° Membro da banca: | Silva, Rafael Rodrigues da |
2° Membro da banca: | Reck, André Müller |
3° Membro da banca: | Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
Resumo: | Este trabalho teve por objeto de estudo compreender a trajetória de vida e formação docente do professor e regente bajeense Rubens Veiga. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa e enfoque em histórias de vida. A metodologia de produção de dados teve como base a realização de oito entrevistas com familiares, ex-colegas e ex-alunos de Rubens Veiga. Também foi realizado um levantamento de documentos sobre sua vida e seu trabalho junto aos acervos pessoais da família e no Arquivo Municipal de Bagé. O referencial teórico esta voltado à perspectiva das histórias de vidas (ABREU, 2017; 2010) e saberes docentes (TARDIF, 2002). A pesquisa revela aspectos da realidade local enfrentados por Rubens Veiga e o modo como este se dispôs a buscar soluções para os mesmos. Dotado de notável versatilidade como músico, Rubens Veiga não só foi responsável por parte da educação musical de gerações de bajeenses como teve uma atuação importante para dar condições para que outros espaços de prática musical fossem criados. |
Abstract: | This work has the objective to understand how time and work contributed to the teacher training of Rubens Veiga (teacher and conductor that lived in Bagé, a city in the south of Brazil). The work was developed through document and (auto) biographical researchs with a qualitative approach. The data production methodology was based on nine interviews with family members, former colleagues and former students of Rubens Veiga. A survey of documents about his life and work was also carried out with the family's personal collections and in the Municipal Archive of Bagé. The theoretical framework is focused on the perspective of life stories (ABREU, 2017; 2010) and teaching knowledge (TARDIF, 2002). The research reveals aspects of the local reality faced by Rubens Veiga and the way he was willing to seek solutions for them. Endowed with remarkable versatility as a musician, Rubens Veiga was not only responsible for part of the musical education of generations of bajeenses but he also played an important role in creating conditions for other spaces for musical practice to be created. |
Palavras-chave: | Histórias de vidas Educação musical Rubens Veiga Life stories Music education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | BATISTA, Joicelene Rodriguês. “Trajetória docente de Rubens Veiga (1929-2005): Tempo e trabalho na formação de um Músico de Bagé”. 59 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5971 |
Data do documento: | 12-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_final___Joicelene_Rodrigues_Batista.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.