Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5967
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiências e aprendizagens com séries televisivas
Autor(es): Bitencourt, Fagner Hemann
Primeiro Orientador: Camargos, Moacir Lopes de
1° Membro da banca: Camargos, Moacir Lopes de
2° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
3° Membro da banca: Bosco , Débora de Macedo Cortez
Resumo: O objetivo desta pesquisa é relatar experiências e aprendizagens com séries televisas, sobretudo aquelas originárias de países de língua inglesa e espanhola. Por meio de uma abordagem qualitativa, os dados foram gerados no período de 2008 a 2021- compreendido entre o último ano do ensino médio e fim de minha graduação em Letras - e analisados tendo como referência o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Como referencial teórico, o principal pesquisador utilizado foi Larrosa (2004, 2003), tendo em vista suas reflexões sobre a experiência na educação. Também busquei apoio em Gohn (2010) com suas discussões sobre educação não formal, além de Bakhtin (2003) no que se refere à questão do diálogo entre os enunciados. Para as análises, selecionei as séries que me proporcionaram maiores experiências no que se refere, primeiramente, ao aprendizado de língua inglesa e espanhola. No entanto, não foram ignoradas séries que não obtiveram muito prestígio de público ou aquelas canceladas, uma vez que são inúmeros diálogos que me todas me possibilitaram. Enfim, pude compreender que, após terminar este trabalho, foram muitas aprendizagens que as séries televisivas me proporcionaram durante minha trajetória escolar, e ainda existem muitas outras que virão, pois continuo assistindo a diferentes tipos de séries.
Abstract: The objective of this research is to report experiences and learning with television series, especially those originating from English and Spanish speaking countries. Through a qualitative approach, the data were generated in the period from 2008 to 2021 - between the last year of high school and the end of my graduation in Letters - and analyzed with reference to the evidential paradigm of Ginzburg (1989). As a theoretical framework, the main researcher used was Larrosa (2004, 2003), in view of his reflections on the experience in education. I also sought support from Gohn (2010) with his discussions on non-formal education, as well as from Bakhtin (2003) regarding the issue of dialogue between utterances. For the analyses, I selected the grades that provided me with the greatest experiences with regard, primarily, to learning English and Spanish. However, series that did not gain much prestige from the public or those canceled were not ignored, since there are countless dialogues that enabled me all to do so. Finally, I could understand that, after finishing this work, there were many learnings that television series provided me during my school career, and there are still many others to come, as I continue to watch different types of series.
Palavras-chave: Ensaio
Séries televisivas
Aprendizagens de línguas
Diálogos
Essay
TV series
Language learning
Dialogues
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: BITENCOURT, Fagner Hemann. Experiências e aprendizagens com séries televisivas. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5967
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fagnerTCC__Biblioteca.pdf858.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.