Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5910
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma metodologia investigativa para o ensino de separação de misturas utilizando a experimentação |
Autor(es): | Erig , Raquel da Silva Britto |
Primeiro Orientador: | Junges, Fernando |
1° Membro da banca: | Junges, Fernando |
2° Membro da banca: | Firme, Márcia von Frühauf |
3° Membro da banca: | Martins, Márcio Marques |
Resumo: | O conteúdo de Separação de Misturas é fundamental e pouco explorado no ensino de Química e, na maioria das vezes são utilizadas poucas atividades experimentais, seja por falta de laboratório nas escolas ou de tempo para ser mais explorado pelo docente, mesmo tendo uma vasta gama de relações do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Neste contexto esta dissertação tem como finalidade a utilização de uma UEPS para proporcionar aos alunos uma maior compreensão e aprendizagem em relação aos processos de separação de misturas. Desse modo pode-se afirmar que a utilização da Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) motiva os alunos a aperfeiçoar os conceitos já existentes e aprender novos conceitos conseguindo relacionar com situações do seu cotidiano. |
Abstract: | The content of Separation of Mixtures is fundamental and little explored in the teaching of Chemistry and, in most cases, few experimental activities are used, either due to the lack of a laboratory in schools or time to be further explored by the teacher, even with a wide range of relationships between content and students' daily lives. In this context, this pre-project aims to use a UEPS to provide students with greater understanding and learning in relation to the processes of separating mixtures. In this way, it can be said that the use of UEPS motivates students to improve existing concepts and learn new concepts, being able to relate to everyday situations. |
Palavras-chave: | Separação de misturas UEPS Situação problema Separation of mixtures Problem situation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | ERIG, Raquel da Silva Britto. Uma metodologia investigativa para o ensino de separação de misturas utilizando a experimentação. 84p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5910 |
Data do documento: | 24-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_agosto_2021.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Producao_educacional___titulo.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.