???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5910
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Junges, Fernando-
dc.creatorErig , Raquel da Silva Britto-
dc.date.accessioned2021-08-22T22:31:33Z-
dc.date.available2021-08-22-
dc.date.available2021-08-22T22:31:33Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationERIG, Raquel da Silva Britto. Uma metodologia investigativa para o ensino de separação de misturas utilizando a experimentação. 84p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5910-
dc.description.abstractThe content of Separation of Mixtures is fundamental and little explored in the teaching of Chemistry and, in most cases, few experimental activities are used, either due to the lack of a laboratory in schools or time to be further explored by the teacher, even with a wide range of relationships between content and students' daily lives. In this context, this pre-project aims to use a UEPS to provide students with greater understanding and learning in relation to the processes of separating mixtures. In this way, it can be said that the use of UEPS motivates students to improve existing concepts and learn new concepts, being able to relate to everyday situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeparação de misturaspt_BR
dc.subjectUEPSpt_BR
dc.subjectSituação problemapt_BR
dc.subjectSeparation of mixturespt_BR
dc.subjectProblem situationpt_BR
dc.titleUma metodologia investigativa para o ensino de separação de misturas utilizando a experimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Junges, Fernando-
dc.contributor.referee2Firme, Márcia von Frühauf-
dc.contributor.referee3Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO conteúdo de Separação de Misturas é fundamental e pouco explorado no ensino de Química e, na maioria das vezes são utilizadas poucas atividades experimentais, seja por falta de laboratório nas escolas ou de tempo para ser mais explorado pelo docente, mesmo tendo uma vasta gama de relações do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Neste contexto esta dissertação tem como finalidade a utilização de uma UEPS para proporcionar aos alunos uma maior compreensão e aprendizagem em relação aos processos de separação de misturas. Desse modo pode-se afirmar que a utilização da Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) motiva os alunos a aperfeiçoar os conceitos já existentes e aprender novos conceitos conseguindo relacionar com situações do seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_agosto_2021.pdf1.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Producao_educacional___titulo.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???