Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5798
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso de tecnologias e metodologias ativas no ensino de engenharia |
Autor(es): | Costa, Paula Junges da |
Primeiro Orientador: | Garbin, Fernanda Gobbi de Boer |
1° Membro da banca: | Garbin, Fernanda Gobbi de Boer |
2° Membro da banca: | Silveira, Caio Marcello Recart da |
3° Membro da banca: | Ferreira, Evelise Pereira |
Resumo: | O uso de tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, de modo que 97% dos domicílios brasileiros possuem celular e 71% acesso à internet. Diante dessa realidade, no contexto educacional há a necessidade do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem. Em razão dessa situação, a aplicação de metodologias ativas se aproxima ao uso de TICs. O presente estudo tem como objetivo propor o uso das TICs em um componente curricular de Engenharia de Produção em uma Universidade pública brasileira, por meio da identificação das formas de uso das TICs na literatura nacional juntamente com o planejamento e implementação de metodologia de ensino ativa. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa em referencial teórico sobre metodologias ativas e TICs. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e estudo de caso, em que foram utilizados questionários para identificar as percepções dos estudantes quanto ao método Sala de Aula Invertida na disciplina de Pesquisa Operacional II. Após a análise de resultados, foram identificados os desafios e oportunidades do uso das TICs. |
Abstract: | The use of technology is present in the daily lives of people, so that 97% of Brazilian households have cell phones and 71% access to the internet. Given this reality, in the educational context there is a need to use Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning processes. Because of this situation, the application of active methodologies approaches to the use of ICTs. The present study aims to propose the use of ICTs in a curricular component of Production Engineering at public Brazilian University, through the identification of the ways of using ICTs in national literature together with the planning and implementation of active teaching methodology. To achieve the objectives, a research was carried out on a theoretical reference on active methodologies and ICTs. This is an exploratory research, with a qualitative approach and a case study, in which questionnaires and observation was used to identify the perceptions of students regarding flipped classroom in the subject of Operation Research II. After analyzing the results, the challenges and opportunities of using ICTs was identified. |
Palavras-chave: | Tecnologias da informação e comunicação Educação Metodologias ativas Sala de aula invertida Information and communication technologies Education Active methodologies Flipped classroom |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | COSTA, Paula Junges da. Uso de tecnologias e metodologias ativas no ensino de engenharia. 75p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5798 |
Data do documento: | 7-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___Paula_Junges_da_Costa__Corrigido_.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.